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23/06/2010 - 14h02

FIA introduz aerofólio traseiro ajustável e proíbe duto frontal para 2011

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DA EFE

O Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou que, a partir de 2011, os carros de F-1 terão um aerofólio traseiro ajustável em vez da asa dianteira variável e do duto frontal. Além disso, qualquer artifício aerodinâmico só poderá ser ativado nas ultrapassagens.

Com isso, em 2011, nenhum ponto do chassi poderá se movimentar durante as duas primeiras voltas de uma corrida. Depois disso, apenas se o piloto estiver a um segundo do que está a sua frente.

"A partir de 2011, partes ajustáveis poderão ser ativadas pelo piloto a qualquer momento antes do começo da corrida e, apenas com a finalidade de permitir ultrapassagens durante a corrida, depois de o piloto ter completado duas voltas", diz a FIA em comunicado.

Além disso, o duto frontal desaparecerá, já que, segundo a FIA, "qualquer sistema, equipamento ou procedimento que necessite de movimento do piloto como meio para alterar características aerodinâmicas do carro está proibido a partir de 2011".

O Conselho da FIA também mudou o regulamento referente ao safety car, e aprovou, com efeito imediato, que nenhum carro poderá fazer ultrapassagens até que o carro de segurança tenha passado a "primeira linha do 'safety car' pela primeira vez quando estiver retornando aos boxes".

Se o safety car entrar na pista no começo ou durante a última volta, voltará aos boxes no final da mesma e os carros passarão pela bandeira quadriculada como estavam.

Estas remodelações foram aprovadas após a manobra do alemão Michael Schumacher, da Mercedes, no GP de Mônaco, quando ultrapassou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, na última volta e com o carro de segurança entrando nos boxes.

 

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