Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2007 - 14h20

Paraguai pede pressa ao Senado após ultimato de Chávez

da BBC Brasil

A chancelaria paraguaia apresentou um pedido por escrito ao Congresso do país para que aprove o mais rápido possível o ingresso da Venezuela no Mercosul, informou o site do jornal local "Ultima Hora".

"Entendemos a preocupação do presidente [venezuelano] Hugo Chávez", disse ao site do jornal o ministro paraguaio de Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano.

O pedido é feito ao Congresso um dia depois de Chávez ter dado um ultimato ao Mercosul, ameaçando desistir do bloco.

"Se em um período de três meses não se completar a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul, nós teremos que lamentavelmente nos retirar definitivamente desta instância internacional", disse Chávez na terça-feira em entrevista coletiva em Caracas.

A Venezuela assinou o protocolo de adesão do Mercosul para se tornar membro pleno do bloco, ao lado de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

No entanto, a adesão só será completa com a aprovação dos Congressos de todos os países do bloco. Os Legislativos de Argentina e Uruguai já aprovaram o pedido, mas a questão ainda está sendo analisada no Brasil e no Paraguai.

No mês passado, o Senado brasileiro criticou o governo de Chávez por não renovar a concessão da rede de televisão RCTV. Em resposta, o venezuelano disse que o Senado brasileiro é um "papagaio" do governo americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página