Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2008 - 08h31

Dengue ameaça status de primeiro mundo do Brasil, diz jornal

da BBC Brasil

A epidemia da dengue ameaça o status favorável que o Brasil conquistou no setor econômico e revela o "lado escuro do Rio de Janeiro", diz uma reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal americano "Los Angeles Times".

"O país parece propenso a conquistar o status de primeiro mundo. Mas moradores da auto-proclamada cidade maravilhosa estão preocupados e irritados com uma aflição do terceiro mundo --a dengue", diz o texto.

O jornal traz números de autoridades de saúde brasileiras e afirma que, até a última sexta-feira, a doença teria matado pelo menos 87 pessoas no estado do Rio de Janeiro e mais de 93 mil teriam sido infectadas. Segundo a matéria, "a maioria dos casos teria acontecido na cidade do Rio, a principal atração turística do Brasil".

Segundo o jornal, os cariocas não estariam culpando o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, pela epidemia, mas "atacando o que chamariam de uma resposta tardia e confusa do governo" por causa da lentidão nas ações de fumigação.

O "Los Angeles Times" compara a reação das autoridades brasileiras, que "se acusam mutuamente" com um jogo de acusações similar ao que aconteceu durante a crise provocada pelo furacão Katrina, nos Estados Unidos.

Outra comparação feita pela reportagem é baseada na afirmação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de que "é preciso combater a dengue do mesmo modo que não podemos tolerar a ocupação das favelas pelos traficantes de drogas".

De acordo com o jornal, assim como a guerra entre os policiais e os traficantes nas favelas, a epidemia da dengue "se transformou em uma mancha na imagem glamourosa do Rio".

Segundo o diário americano, há relatos de uma diminuição no número de reservas em hotéis da cidade, apesar da acusação de alguns críticos de que o governo estaria "colocando panos quentes na epidemia para não assustar os turistas".

No entanto, diz o jornal, "a notícia já se espalhou" e as embaixadas de vários países já estariam alertando os turistas sobre as prevenções.

Comentários dos leitores
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
O Que esta derrubando o governo no PSDB nas pesquisas? É que vendo o estado que se encontra São Paulo volta a lembrança do povo brasileiro o como se encontrava o Brasil ao final da gestão deste grupo politico . Vendo a situação de impotencia e abandono no qual se encontra familias nos bairros inundados a mais de 40 dias volta a lembrança a frieza deste grupo politico diante do sofrimento dos mais pobres. Parece que o psdb não gosta mesmo de gente pobre, não se vê um vereador, um deputado, o governador e o prefeito quando fala ainda por cima culpa o proprio povo, Deus, efeito estufa e o povo continua debaixo dagua e o problema daquela gente não se resolve.É isso que esta derrubando o partido nas pesquisas, ou alguem duvida disso? Governante pra dar somente pesames, não precisa sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Na idade média ja se construia Barragem pelo conhecimento que os rios se não contidos em certas epocas do ano inundam as cidades. Essa de culpar escesso de chuvas, efeito estufa ou a população é algo que nos paulistas merecemos ouvir. Com aceitação deste fatalismo, nos finais de ano, a partir de agora, saimos da cidade e deixamos a agua tomar conta, pois o efeito estufa é algo que veio pra ficar. SP uma cidade que esta feia e uma cidade triste. sem opinião
avalie fechar
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
Há muito tempo venho afirmando que a dengue somente seria bem controlada se os proprietários de imóveis com focos do mosquito fossem multados. Infelizmente os brasileiros são assim, só mudam comportamentos quando mexem no bolso ( lembram-se do cinto de segurança? Só passou a ser usado efetivamente quando houve multa).
Essa epidemia já está aí há mais de 25 anos, está mais do que na hora de responsabilizar quem não faz a sua parte!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página