Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2008 - 09h46

Ruth Cardoso foi bem mais que a mulher de um presidente, diz "El País"

da BBC Brasil

Ruth Cardoso foi muito mais do que a esposa de um presidente, afirma um obituário dedicado à antropóloga e ex-primeira-dama, publicado na edição desta quinta-feira do jornal espanhol "El País".

"[Ela] era uma antropóloga que brilhou com luz própria no campo social. Foi muito mais do que a mulher do presidente social-democrata com quem conviveu por 55 anos", afirma o texto.

O jornal destaca os projetos sociais desenvolvidos por Ruth durante os oito anos do mandato de Fernando Henrique Cardoso na Presidência, entre eles "o de ajuda às famílias pobres para que levem seus filhos à escola".

Segundo o diário, esse programa teria servido de base para o atual programa social do presidente Lula. "Com o ex-governador de Brasília, o senador Cristovam Buarque, esse programa recebeu o nome de Bolsa Escola e hoje é o projeto social chave do governo de Lula, chamado de Bolsa Família, que ajuda 12 milhões de famílias", afirma o "El País".

Além do Bolsa Escola, o jornal ressalta ainda o projeto Alfabetização Solidária, também idealizado por Ruth Cardoso, que já alfabetizou mais de 3 milhões de pessoas e os programas Universidade Solidária e Capacitação Solidária.

Respeito

De acordo com o "El País", Ruth foi "sempre respeitada por aliados e adversários por sua entrega à causa social e sua grande preparação científica".

O jornal destaca ainda a nota oficial divulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula Silva, na qual ele afirma que a morte de Ruth Cardoso foi "uma enorme perda para o país".

Segundo o diário, políticos de vários partidos compareceram ao velório, em São Paulo, onde ela será enterrada nesta quinta-feira, para dar o "último adeus".

Comentários dos leitores
M Mig (867) 08/01/2009 22h52
M Mig (867) 08/01/2009 22h52
"Ruth Cardoso é um dos personagens discretos por trás da maior realização social da gestão Lula: a Bolsa Família. "
É uma verdade que se sabe desde a reeleição de lula.
A grande diferença é que FHC e todos os grandes administradores vivem de realizações, enquanto os péssimos administradores fazem auê para inaugurar parque em homenagem a seus próprios parentes... só para dizer que estão fazendo alguma coisa.
O dia que todos deste pais entenderem que é de realizações e não de fanfarra que se administra (de uma empresa a um pais), o pt está perdido.
sem opinião
avalie fechar
José Eduardo (42) 25/09/2008 21h29
José Eduardo (42) 25/09/2008 21h29
FHC e Serra não podiam ter escolhido melhor lugar para homenagear a falecida: a Fiesp do Paulo Skaff. 25 opiniões
avalie fechar
MRegina Boppre (1) 05/07/2008 03h14
MRegina Boppre (1) 05/07/2008 03h14
FLORIANOPOLIS / SC
Respondendo ao comentario (postado para mim, do n° 22), sobre a minha opinião, quero agradecer os elogios, mas a frase que ali citei não é minha, deixei a fonte bem clara.
Segue novamente: é de Beaumarchais. Tenho birra atavica de plágios rsrs e se quiser eu a cito "dinovo"
Sds
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (256)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página