Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 08h34

Discovery é abastecida e deve ser lançada ao espaço

PAUL RINCON
da BBC Brasil, no Kennedy Space Center, na Flórida

O gigantesco tanque de combustível externo do ônibus espacial Discovery foi abastecido para o lançamento da nave, que deve ocorrer depois de adiamentos nesta terça-feira.

A espaçonave deve embarcar em sua primeira missão orbital desde a explosão da Columbia e a morte de seus sete tripulantes em 2003.

Engenheiros da agência espacial americana, a Nasa, afirmaram que o problema com um sensor de combutível, que teve problemas na última tentativa de lançamento, não se repetiu.

A decolagem está agendada para as 10h39 horário local (11h39 horário de Brasília) do Kennedy Space Center, na Flórida.

O diretor de testes da Nasa, Pete Nickolenko, disse a jornalistas que a contagem regressiva continua sem maiores problemas.

"Nossa tripulação está pronta para uma missão de sucesso e um retorno seguro para casa", disse.

Desastre

O lançamento desta terça-feira é o fim de dois anos e meio de trabalho árduo para assegurar que a Nasa aprendeu as lições de segurança com o desastre do ônibus espacial Columbia.

O ônibus espacial explodiu quando reentrou a atmosfera em 1º de fevereiro de 2003. Gases superaquecidos entraram em um buraco que foi aberto na asa do Columbia durante a decolagem.

O buraco foi aberto por um pedaço de espuma, do tamanho de uma mala, que se soltou do tanque de combustível externo.

"Alguns céticos por aí pensam que não vamos voar de novo, então é nosso trabalho fazer esta decolagem e mostrar a todos os envolvidos que podemos fazer de forma segura", disse à BBC Stephanie Stilson, uma das gerentes do programa de ônibus espacial.

O processo de abastecimento do tanque externo com combustível superfrio, de hidrogênio e oxigênio, demora três horas e começou logo depois da meia noite, horário local.

Desde o abastecimento, engenheiros estão monitorando os sensores no compartimento de hidrogênio líquido do tanque de combustível.

Um destes sensores, que trabalha como medidor de combustível para comunicar aos computadores da Discovery quando o combustível acaba, falhou durante os testes de rotina antes da tentativa de decolagem no dia 13 de julho.

Nesta missão a Discovery deve levar peças e suprimentos para a Estação Espacial Internacional e testar novos dispositivos de segurança além de um braço robótico de mais de 15 metros.

A Discovery deve voltar à Flórida no dia 7 de agosto.

Leia mais
  • Nasa tentava corrigir falha do Discovery desde abril
  • Nasa adia lançamento do ônibus espacial Discovery
  • Discovery sofre avaria na véspera do lançamento

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página