Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 16h27

Nasa tentava corrigir falha do Discovery desde abril

Publicidade

da Folha Online

Técnicos da Nasa estão neste momento avaliando a falha no sensor de combustível do Discovery. O problema obrigou a agência espacial a adiar o lançamento do ônibus espacial, que deveria acontecer às 16h51 (hora de Brasília) de hoje.

O mesmo tipo de problema já havia surgido durante um teste na base de lançamento em abril. Desde então, a Nasa tem se empenhado para encontrar a causa do defeito. A falha foi discutida repetidamente nas reuniões dos altos diretores da Nasa nesta semana.

A agência espacial afirmou que acreditava ter resolvido o problema com a troca de cabos e outros componentes eletrônicos do ônibus espacial. Na segunda-feira, o assessor do diretor do programa de ônibus espacial Wayne Hale descreveu a falha no sensor descoberta em abril como "inexplicavelmente anormal".

Prazo

A Nasa recusou-se a informar se o ônibus espacial terá de ser levado de volta ao hangar para reparos. O Discovery tem de ser lançado até o fim de julho. Se isso não ocorrer, será preciso esperar até setembro --uma data determinada tanto pela posição da Estação Espacial Internacional (ISS) quanto pelo desejo da Nasa de aguardar um dia com tempo bom e luz suficiente para fotografar o ônibus espacial entrando em órbita.

Uma entrevista coletiva marcada para as 17h30 (hora de Brasília) deverá fornecer mais informações para as centenas de jornalistas que estão no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, EUA).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Nasa adia lançamento do ônibus espacial Discovery
  • Discovery sofre avaria na véspera do lançamento
  • Nasa modifica ônibus espacial para aumentar segurança

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página