Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2006 - 09h06

Veja repercussão internacional dos ataques de Israel ao Líbano

da BBC Brasil

O jornal britânico "The Guardian", publica nesta quinta-feira o artigo “Só sanções podem parar esta campanha brutal”, em que pede à comunidade internacional que intervenha para encerrar a campanha israelense no Líbano.

“É hora de ajudar os palestinos a não só sobreviver aos parâmetros da política israelense, mas a salvá-los do plano brutal de Israel, para salvar Israel de si mesmo e para salvar o mundo dos terríveis efeitos do rancor e da raiva que será a resposta da angústia de milhões de palestinos”.

O diário espanhol "Gaceta de los Negocios" traçou paralelos entre a recente ofensiva israelense no Líbano com a invasão de 1982.

“Bombardeios sobre infra-estruturas libanesas, concentração de tanques na fronteira, alistamento de reservistas. Tudo parece indicar que Israel se prepara para uma ofensiva em grande escala no Líbano”, afirma o jornal na edição desta quinta-feira.

“Em 1982, três divisões de blindados entraram na mesma região do Líbano, para dar fim à ‘Fatahland’”, diz o texto, referindo-se à presença de líderes da OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Depois das manobras de 1982, o último soldado israelense no Líbano só deixaria o país 18 anos depois.

Já o americano "Newsday" alerta para o receio de que a guerra aberta se espalhe pelo Oriente Médio. “Alguns analistas não acreditam que Israel possa combater o Hizbollah e os palestinos ao mesmo tempo”, afirma a publicação, que lembra que o líder do Hizbollah disse que o grupo responderá com “surpresas que o inimigo não espera”.

Leia mais
  • Ação do Hizbollah representa derrota para Israel, diz professor
  • Síria culpa ocupação israelense por crise

    Especial
  • Leia o que já publicado sobre o Hizbollah
  • Leia cobertura completa sobre a crise no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página