Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 18h35

Policiais no sul do Iraque têm ligação com milícias, diz general

da BBC

O comandante da polícia em uma das províncias do Iraque disse à BBC que cerca de um terço dos policiais sob seu comando pertencem a milícias ilegais e não são confiáveis.

O general Abdul Hussein Al Saffe controla as forças policiais na Província de Dhiqhar, no sul do Iraque, que foi umas primeiras províncias iraquianas cujo controle foi transferido do Reino Unido para as forças locais, no ano passado.

Segundo Al Saffe, mesmo sabendo das relações entre os soldados e as milícias ilegais, eles não podem ser afastados --porque eles contam com proteção política.

Um outro oficial das forças iraquianas locais, o general Ghalib Al Jazaaere, disse que um policial foi afastado depois que foi flagrado contrabandeando armas que seriam usadas para atacar tropas britânicas na região --mas depois ele mesmo foi reencaminhado ao cargo e até promovido por autoridades em Bagdá.

Jazaaere também disse que teme que policiais estejam praticando tortura, como era feito nos tempos de Saddam Hussein.

O general Jonathan Shaw, comandante das tropas britânicas no sul do Iraque, disse que as autoridades do país sabem que a polícia iraquiana "não é perfeita".

"É uma questão de equilibrar o entusiasmo iraquiano por serem autônomos (na área de segurança) com o risco", e essa avaliação tem mesmo de ser feita pelos iraquianos, como estão fazendo."

Leia mais
  • Iraque é país que desmorona aos poucos, diz especialista
  • Saiba mais sobre o Iraque
  • Veja os principais problemas enfrentados pelo Iraque
  • Leia as frases mais marcantes sobre o conflito no Iraque
  • Guerra no Iraque custa cerca de US$ 300 milhões ao dia
  • Veja a cronologia do conflito no Iraque

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página