Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 15h03

Clérigos elogiam indicação de dom Odilo Scherer

VALQUÍRIA REY
da BBC Brasil, em Roma

Religiosos que conhecem há anos dom Odilo Pedro Scherer, indicado nesta quarta-feira para ser o novo arcebispo de São Paulo, não poupam elogios a ele.

O monsenhor Stefano Migliorelli, chefe da seção brasileira da Secretaria de Estado do Vaticano, afirma que Scherer é um homem inteligente, discreto e reservado. Uma pessoa que não se intimida frente aos desafios e que corresponde às expectativas das pessoas.

"Ele é um moderado, não é um progressista", diz. "Uma pessoa muito credenciada para o cargo, com vasta experiência em São Paulo - apesar de ter dividido seu tempo em Brasília, por ser secretário-geral da CNBB - que conhece bem a cidade e os seus problemas."

De acordo com o monsenhor Migliorelli, dom Odilo é conhecido como bom administrador. Uma pessoa que transita com facilidade nos meios religiosos e leigos nas entidades locais de São Paulo.

Ele lembra que dom Odilo sempre se reunia com os funcionários brasileiros do Vaticano no período em que esteve em Roma, entre 1994 e 2001, trabalhando como oficial da Congregação para os Bispos, órgão responsável pela análise dos postulantes à chefia das dioceses.

"É muito simpático, discreto e reservado", afirma. "Acredito que ele fará um bom trabalho."

Nomeação esperada

Na avaliação do padre Ricardo Dias Neto, responsável pela edição brasileira do L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, a nomeação de dom Odilo já era esperada.

"O nome dele sempre apareceu nas lista dos cotados", diz. "Com toda a tranqüilidade, São Paulo está recebendo um grande pastor, que traduz, na sua vida, a espiritualidade e o trabalho."

Padre Ricardo avalia que dom Odilo não é o mais indicado apenas para suceder dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito da Congregação para o Clero, mas também um nome que sintetiza muitas tendências, que sabe dialogar com diversas culturas, aberto ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso.

"Ele é jovem, mas não é por causa da idade que terá dificuldades para desempenhar a função", afirma.

"A Arquidiocese de São Paulo conta com um grupo bom de bispos-auxiliares, que vão harmonizar o trabalho dele de pastor em São Paulo."

Leia mais
  • Papa deve anunciar arcebispo de SP antes de viajar ao Brasil
  • Papa pode anunciar novo arcebispo de SP nesta quarta
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Sandy e Júnior vão cantar para o papa em São Paulo
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página