Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 16h25

Novo arcebispo de SP é "alinhado" à Santa Sé, avaliam analistas

VALQUÍRIA REY
da BBC Brasil, em Roma

O alinhamento de dom Odilo Scherer com a Santa Sé o tornou uma indicação previsível para assumir a Arquidiocese de São Paulo, na opinião de especialistas em religião.

"A nomeação não trouxe surpresas, porque ele tem um perfil muito ligado à administração e à Cúria Romana", diz Fernando Altemeyer Júnior, ex-assessor de dom Cláudio Hummes na Arquidiocese de São Paulo, professor e ouvidor da PUC-SP.

"Como bispo-auxiliar, ele já acompanhava a arquidiocese; como secretário-geral da CNBB, possui boa conexão com todo o Brasil; tem sólida formação teológica, com mestrado e doutorado, e bom trânsito em Roma, por ter trabalhado no Vaticano."

De acordo com Altemeyer, a nomeação de dom Odilo é um sinal de que ele é uma pessoa muito bem vista pelo Vaticano, que o escolheu para administrar a maior arquidiocese brasileira.

"Hoje, é difícil dizer quem é de esquerda ou de direita. Como bom gaúcho, dom Odilo é conservador e, como trabalhou na Cúria, ele mantém a ortodoxia em primeiro lugar", avalia.

"É um homem que fala pouco. Uma pessoa multifacetada, com muitos perfis, o que o coloca em diversas realidades e, inclusive, de muito conflito", acrescenta.

Altemeyer destaca que o novo arcebispo ainda não teve grandes responsabilidades pastorais, e cuidar dos pobres e da dura realidade de São Paulo será seu grande desafio.

Dinâmica

"A nomeação dele segue a dinâmica de todas as demais construídas nas últimas três décadas desde João Paulo 2º", diz Faustino Teixeira, professor do programa de pós-graduação em Ciência das Religiões da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

"São pessoas comprometidas com a linha de coibir o que o papa Bento 16 chama de desarranjos ocorridos na vida da Igreja Católica nos últimos anos."

Segundo Teixeira, dom Odilo, como secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), se esforçou para alinhar a entidade às diretrizes da Santa Sé, defendendo uma linha de equilíbrio da nova identidade católica, o que deve ter sido visto com bons olhos pelo papa Bento 16.

"A CNBB hoje não tem mais a presença pública que tinha nos anos 80. Ela se adequou à conjuntura internacional ratzingueriana", afirma. "Não quer dizer que não existam vozes proféticas no episcopado brasileiro, mas eles não são designados para postos importantes na Igreja."

De acordo com Teixeira, a nomeação desta quarta-feira representa "a identidade clara de uma Igreja brasileira que se cala quando o Vaticano pune Jon Sobrino, um dos mais expressivos teóricos da Teologia da Libertação".

Institucional

João Batista Libânio, professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, diz que dom Odilo não era a figura mais profética no episcopado brasileiro. Ele prefere classificar o novo arcebispo como institucional em vez de conservador.

"Dom Odilo reuniu requisitos importantes como eficiência, capacidade administrativa, coragem de tomar decisões e conhecimento da cidade", diz o teólogo, que já no primeiro ano de João Paulo 2º na Santa Sé afirmou que seu pontificado seria marcado pela volta à grande disciplina.

Com relação aos aspectos pastorais, se ele terá maior sensibilidade com os pobres, com as comunidades de base e se conduzirá a Igreja com mais liberdade e diálogo, o teólogo diz não saber o que ocorrerá.

"Ele teve mais experiência organizacional, como executivo", afirma. "Agora, terá uma presença em todo o panorama nacional."

Leia mais
  • Papa deve anunciar arcebispo de SP antes de viajar ao Brasil
  • Papa pode anunciar novo arcebispo de SP nesta quarta
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Sandy e Júnior vão cantar para o papa em São Paulo
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página