Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 16h18

Premiê britânico defende início de Guerra das Malvinas

da BBC

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse que teria tomado a mesma decisão que Margaret Thatcher tomou em 1982: entrar em guerra com a Argentina pelas ilhas Malvinas (Falklands para os britânicos).

"Sim, tenho certeza. Quando olho para o passado, quer dizer, eu era muito mais jovem naquela época, obviamente, mas quando olho para trás, sim, não tenho dúvida de que foi a coisa certa a ser feita", afirmou Blair.

Em uma entrevista ao historiador britânico Simon Schama publicada no site de seu gabinete, pouco antes do 25º aniversário do conflito, Blair diz que não era apenas uma questão em que "a soberania britânica estava em jogo".

"Acredito que também havia um princípio em jogo que é o de que todos sabem que um território não deveria ser anexado daquela forma e as pessoas não deveriam ser colocadas sob um governo diferente daquela maneira", disse.

Mortes

Durante a entrevista, o primeiro-ministro lembrou que ocorreram mais baixas entre os britânicos na Guerra das Malvinas do que no recente conflito do Afeganistão ou no Iraque: 266 mortos. "É surpreendente", afirmou.

Blair concordou com o historiador ao afirmar que a operação no Atlântico sul foi uma grande aposta.

"Quando examinamos isso e falamos com as pessoas que estavam lá na época --e como eu disse, eu não estava nem no Parlamento na época --mas acho que foi preciso muita coragem política para fazer isso", disse.

O conflito ocorreu entre abril e junho de 1982. O confronto entre tropas argentinas e britânicas deixou um saldo de mil mortos. Na época, os britânicos eram comandados pela então primeira-ministra Margareth Thatcher.

Invasão

As ilhas estão sob domínio britânico desde 1833, mas foram invadidas pela Argentina em abril de 1982.

Os argentinos estavam sob o comando do general argentino Leopoldo Fortunato Galtieri. Galtieri foi presidente e um dos líderes da junta militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983. Ele morreu em 2003.

Blair também enxerga paralelos entre a Guerra das Malvinas e o que ocorreu em Kosovo no final da década de 1990, "apesar de uma série de circunstâncias diferentes".

"Mas também, no final, a intervenção militar em Kosovo derrubou (Slobodan) Milosevic. E o interessante é que quando você enfrenta este tipo de ditadura, e Galtieri era isto na época, as conseqüências são graves para essa ditadura", afirmou.


Leia mais
  • Justiça proíbe divulgação de doações para o partido de Tony Blair
  • Terceiro funcionário de Blair renuncia em protesto a armas nucleares
  • Tony Blair pede desculpas por escravidão africana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia o que já foi publicado sobre Margaret Thatcher
  • Leia o que já foi publicado sobre o Partido Trabalhista britânico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página