Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2010 - 19h08

Acusado de atentado frustrado deu informações 'úteis' ao FBI, diz Casa Branca

da BBC Brasil

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse nesta terça-feira que o nigeriano acusado de tentar explodir um avião que ia para Detroit no Natal deu "informações úteis" a investigadores do FBI, a polícia federal americana.

Umar Farouk Abdulmutallab foi rendido por alguns dos 278 passageiros e 11 tripulantes do voo 253 da Northwest Airlines, entre Amsterdã e Detroit, no dia de Natal.

Ele sofreu queimaduras durante o incidente, foi preso no desembarque e logo depois indiciado pela tentativa de atentado.

Segundo Gibbs, os interrogadores do FBI passaram diversas horas com Abdulmutallab depois do incidente. O acusado teria fornecido informações "úteis" e que poderiam resultar em ações por parte do governo americano.

No sábado, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que a rede Al Qaeda no Iêmen teria treinado e dado as armas ao acusado pelo atentado frustrado.

Antes de pegar o voo para Detroit, Abdulmutallab embarcou em Gana, fazendo conexão em Lagos, na Nigéria, rumo a Amsterdã.

Segurança

O nome de Abdulmutallab, de 23 anos, foi analisado pelo governo americano em novembro, quando o pai dele comunicou à embaixada na Nigéria suas preocupações a respeito do filho.

O nigeriano estava em uma grande lista de monitoramento, com cerca de meio milhão de pessoas na base de dados, a chamada lista Tide (Terrorist Identities Datamart Environment).

Mas o nome nunca foi tirado da lista Tide para uma lista de monitoramento menor de pessoas que precisam passar por revista mais detalhada antes de entrar nos Estados Unidos ou até mesmo são proibidas de embarcar em voos para o país.

Depois da tentativa de ataque, os Estados Unidos anunciaram novas medidas de segurança para passageiros que passam ou partem de uma lista de 14 países. Esses passageiros estariam sujeitos a medidas mais severas como revistas manuais por policiais e inspeções de bagagem de mão.

A lista de países inclui Cuba, Irã, Sudão e Síria, que os Estados Unidos consideram patrocinadores do terrorismo, além de outros dez países - incluindo o Iêmen, onde Abdulmutallab teria recebido treinamento, e a Nigéria, país pelo qual o nigeriano passou em sua viagem para Detroit.

A Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) assumiu a responsabilidade pelo plano de explodir o avião que chegava a Detroit no dia de Natal, o que aumentou a preocupação em relação ao Iêmen, país onde o grupo está baseado.

A Nigéria, por sua vez, afirmou que a sua inclusão na lista é "injusta", e o jornal do governo cubano, o Granma, afirmou que as novas medidas do governo americano são fruto de uma "paranoia antiterror".

Nesta terça-feira, Obama se reúne em Washington com autoridades do setor de inteligência, segurança e justiça que vão apresentar suas análises sobre a situação no país após a tentativa de ataque contra o avião.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
:0)... O Bin Laden, de sua batcaverna, é terrível, um SUPER VILÃO. rsrs.
Destrói prédios, provoca tsunamis, e ainda conta com um super laboratório de produção de armas de destruição em massa... Só comete alguns "gafes", antes de destruir avisa sempre um povinho para não comparecerem nos lugares que serão atacados. Nas Torres Gêmeas, por exemplo, gastou uns 4000 SEDEX, mas avisou à tempo... Êta povinho de sorte esse que não compareceu no trabalho. rsrs.
sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Para o Sr Marco Aurélio:
Não sou anti-americano, nem tão pouco de esquerda, inclusive não gosto do PT...Rsrsrs
Apenas estou informado. O povo americano é refém de seus governantes, assim como o australiano, inglês, francês, italiano... Nestas outras nações o povo foi contra a "guerra ao terror" e à invasão do Iraque. Querem seus soldados em casa e paz.
Agora já que acha que o 11 de setembro foi mesmo obra do "bin landen" exatamente como é contado pela imprensa te lanço um desafio:
Assista no youtube "A verdade liberta você", é um documentário americano, dirigido por Sharlie Sheen(aquele dos filmes enlatados americanos tipo torta na cara) e depois de assistir te desafio a voltar aqui e repetir sua opinião.
12 opiniões
avalie fechar
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Internauta Renato
Essas teorias conspiratória do 11 de setembro, são totalmente absurdas, revelam somente que o ódio aos EUA é tal, que usam da imaginação para atacar um País que é exemplo de democracia no mundo.
Se por acaso houvesse esse mirabolante plano de matar quase 3 mil cidadãos americanos e atentados com aviões comerciais,, um tal atentado deixaria rastros, evidências, e usaria muitas pessoas para realiza-lo, e de alguma forma vazaria na imprensa.
Nâo acredito de jeito nenhum, e nem tem nenhuma lógica que fosse um atentato perpetrado pela CIA OU FORÇAS ARMADAS, .
Só em mentes doutrinadas pelo ódio a uma nação como os EUA, pelo eSquerdismo patológico podem acreditar nesta rIdiculas TEORIA CONSPIRATÓRIAS.
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (72)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página