Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Reforma agrária

MST inicia mobilização por assentamento de 150 mil com invasões em dez Estados
Mais resultados: Anteriores 90 91 92 93 94 95 96 97 98 Próximos
Comentários dos leitores
Gerson Antoneli (7) 17/04/2008 16h03
Gerson Antoneli (7) 17/04/2008 16h03
O pior de tudo isso é que estarão construindo casas em assentamentos com o dinheiro do fundo de garantia - FGTS, que é do trabalhador, e no caso do MST naum tem nenhum trabalhador lá.... 15 opiniões
avalie fechar
Rafael Francisco (6) 17/04/2008 13h58
Rafael Francisco (6) 17/04/2008 13h58
LONDRINA / PR
Dizer que está havendo uma censura interna no caso do ombudsman não tem muito fundamento, já que a crítica interna continuará existindo diariamente.
Lendo o que o próprio Mário Magalhães escreveu em sua última coluna, dá pra ver claramente que não se trata de uma questão de se sentir censurado. Mesmo porque nada impediria que ele continuasse fazendo a crítica nque quisesse, sobre qualquer assunto, na coluna semanal.
Aliás, a simples publicação do comentário abaixo torna a acusação de censura ridícula. Se não se importaram de "censurar" o próprio ombudsman, (que tem seis meses de estabilidade, e pertence ao meio jornalístico, com acesso a diversos canais para ele próprio fazer a acusação), por que se importariam em censurar um único leitor, em dezenas de milhares?
Tenha a santa paciência.
14 opiniões
avalie fechar
J Oliveira (1) 17/04/2008 13h46
J Oliveira (1) 17/04/2008 13h46
O MST é um movimento decididamente ultrapassado. Eles querem que o pessoal volte para pequena propriedade plantando mandioca. A maioria da população quer mesmo emprego estável com bom salários. Isto é o que a Vale, Caixa, etc. oferecem. O MST é contra o desenvolvimento.
Quando ouço falar de abril vermelho, fico com saudades do moto "Comunista bom é comunista morto".
45 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (616) 16/04/2008 22h27
Mauricio Anadrade (616) 16/04/2008 22h27
Talves a a gota d'água tenha sido a critica a cobertura do Jornal na "crise"dos cartões.
Interessante essa imparcialidade. Ao meu ver é mais ou menos assim: O reportes tem mais ampla e irrestrita liberdade de publicar aquilo que interessa ao Jornal*. E ponto final.
Leia-se: Grandes interesses economicos.
24 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (616) 16/04/2008 22h23
Mauricio Anadrade (616) 16/04/2008 22h23
Viva a "liberdade de imprensa" tupiniquim. O Ombudsman da Folha, volta e meia, critica o jornal devido sua parcialidade e pré-julgamentos. Resultado: foi demitido. Será que os inocentes de plantão podem explicar isso se vivemos numa democracia e os repórteres são livres para expressar suas opiniões? 24 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1819) 16/04/2008 20h48
Carlos Lobitsky (1819) 16/04/2008 20h48
Caríssimo Sr.Rogério Rocha, com respeito.
Obrigado pela tréplica, aceito muitos dos fatos como verdadeiro, lógico, o são mesmo.
Meu entendimento não é contra o sucesso de ninguem, pois conquistei o meu e meus filhos estão conquistando o deles, e todos sofremos para tanto.
O Sucesso é necessario não só para poucos, MAS PARA TODOS.
Todos temos o direito ao sucesso.
Não é ser contra quem o tem.
É ser contra poucos terem.
Desta forma é para dar oportunidade a todos teremo o sucesso, pois é necessario e é meritório.
Não sou a favor de invasões.
Mas tambem não sou a favor de grileiros ou posseiros.
E infelizmente temos num passado não tão distante, doações de terras de prefeituras, estados e união para pessoas, ou para parentes ou amigos de politicos.
Assim como tambem temos "doações a terceiros", por força de ruralistas.
Natural, que entre cidadões haja os bons e os ruins, é real, não dá para discordar.
Porem se 10% é podre os 90% restante tem que sofrer por isto?
Que se prendam os 10% ou mais, sejam dos RURALISTAS, DOS POSSEIROS, DOS GRILEIROS E ATÉ MESMO DOS SEM TERRA, E SEM NADA.
Ninguem defende a ilegalidade, e sim a LEGALIDADE DO DIREITO INALIENAVEL QUE CADA CIDADÃO TEM.
A malidicência do passado, atrapalha e muito a seriedade do presente.
O Sr. colocaria a "Revolução Francesa", como um erro?
Quem a fez foi a "BARRIGA VAZIA DO POVO FRANCES"
Quanto a competencia de nossa Ind.Agricula eu sei que é a mais competente do Planeta, sei disto.
Plantar é necessario
196 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (473) 16/04/2008 20h36
Yvonne Ferreira (473) 16/04/2008 20h36
A Colombia é o exemplo de que o pequeno produtor pode colocar uma Nação à frente de grandes produtores/cafeicultores.
O mundo esta atento a justiça social, entre comprar o café de grandes industrias/monipólios da-se preferencia ao artesanal/humano/justo.
Miren-se no exemplo dos pequenos cafeicultores colombianos.
Desperta Brasil operação Hígia neles.
24 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 20h01
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 20h01
Sr. Lobitsky, continuação:
Quanto à questão da produção de alimentos, o Brasil tem uma das agriculturas mais avançadas do mundo, e ao mesmo tempo também tem uma das mais atrasadas. A diferença entre elas não é o grau de investimento nem a quantidade de terras, mas sim o grau de conhecimento técnico. Qualquer pessoa que realmente viva da agricultura sabe que sem um curso técnico, no mínimo, ela não sairá do lugar. E, infelizmente, estas pessoas que atualmente recebem terras do governo não recebem nenhum treinamento técnico e quando tem a oportunidade de fazer um acham que é perda de tempo.
Outra coisa a dizer, é que não vivo da agricultura, mas respeito quem a tem como profissão, pois é sabidamente uma das atividades de maior risco financeiro que existe. E hoje em dia, com os desmandos do MST também apresenta alto risco em relação à segurança e integridade física.
Infelizmente vejo nos seus comentários muito recalque e muita frustração e o sr. parece culpar toda e qualquer pessoa que tem algum sucesso pelos seus fracassos. Uma pena pois o sr. me parece uma pessoa honesta. Desinformada mas honesta. E deveria canalisar as suas energias para algo mais construtivo do que justificar os desmandos e crimes atuais com erros do passado.
26 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 20h00
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 20h00
Caro sr. Lobitsky, aí vai a minha tréplica.
Pelo visto o sr. não conhece o agro-negócio. E o pior é que tem a tendência a colocar todos no mesmo barco. Diga-me. Na militância do PT existem as pessoas honestas -a sua maioria- mas também não existem as pessoas desonestas?
A verdade é que em qualquer agrupamento de pessoas, seja este agrupamento feito por qualquer critério que queira escolher, sempre haverão os honestos que serão maioria e os desonestos, que mesmo em minoria acabam sujando a imagem dos outros. Entre os agricultores profissionais, sejam eles grandes, médios ou pequenos também existe este fenômeno que, infelizmente, vocês, petistas, não levam em consideração e os rotulam de grileiros, etc, etc.
Quanto à questão da produção de alimentos, o Brasil tem uma das agriculturas mais avançadas do mundo, e ao mesmo tempo também tem uma das mais atrasadas. A diferença entre elas não é o grau de investimento nem a quantidade de terras, mas sim o grau de conhecimento técnico. Qualquer pessoa que realmente viva da agricultura sabe que sem um curso técnico, no mínimo, ela não sairá do lugar. E, infelizmente, estas pessoas que atualmente recebem terras do governo não recebem nenhum treinamento técnico e quando tem a oportunidade de fazer um acham que é perda de tempo.
Outra coisa a dizer, é que não vivo da agricultura, mas respeito quem a tem como profissão, pois é sabidamente uma das atividades de maior risco financeiro que existe.
15 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 16/04/2008 19h18
AGUINALDO VENANCIO (2255) 16/04/2008 19h18
A ESSES "FILHOTES DE REVOLUCIONÁRIOS" O RIGOR DA LEI.
ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ASSITIR O DESRESPEITO AS INSTITUICIÕES, AS PESSOAS, AS EMPRESAS SÉRIAS QUE TIVERAM SUAS PESQUISAS PERDIDAS, ENFIM, ÀS LEIS?
ABUSARAM DE USAR O BONÉ DESSA GENTE, E AGORA O QUE TEMOS É UM GRUPO DESCARADAMENTE CONTRÁRIO À LEGALIDADE, QUE VIROU UM MONSTRO HORROROSO.!
COM A PALVARA OS ORGÃOS RESPONSÁVEIS PARA
GARANTIR A NOSSA DEMOCRACIA...
28 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1819) 16/04/2008 19h11
Carlos Lobitsky (1819) 16/04/2008 19h11
Caro sr. Rogério Rocha, post. 16/04 15:27.
Eu não concordo com o Sr., mas respeito sua opnião.
Não concordo pelo simples fato que se o AGRICULTOR PROFISSIONAL TEM MAIOR PRODUTIVIDADE EM SUA TERRA, não é só por ele ser profissional, e sim por ter acessos aquilo que os Sem Terra não tem.
PRECISAMOS DE AGRICULTORES, ou o Sr. acredita realmente, que nós homens METROPOLITANOS, OU COSMOPOLITAS, vamos plantar?
Eu não vou não.
Alguem tem que fazer isto.
OS RURALISTAS?
Os agricultores profissionais?
Quantos deles "COMPRARAM SUAS TERRAS E QUANTOS GRILARAM SUAS TERRAS?
COM OS BONS OLHOS DOS GOVERNOS DA ÉPOCA DE CADA UM, NÃO ESTOU ACUSANDO FHC NEM NINGUEM, POIS TEM AGRICULTOR "DITO PROFISSIONAL" QUE POSSUI TERRAS GRILADAS, ANTES DE 1960,1950,1940,1930,
ou o Sr. de Fato acredita que a maiorias destas "ditas terras de agricultores profissionais, são todas pagas?"
Não dá mesmo para acreditar.
Olha a situação do PARA, antes da Governadora Ana Julia, extremamente competente diga-se de passagem.
O PARA FOI GOVERNADO PELO PSDB/DEM IGUAL A SP, diversas veses, e a governadora do PT, começou o ano passado.
Oque cobram déla?
Como cobrar algo déla?
É importante cada um de nós respeitar a própria inteligência, pois todos à possuimos.
O governo de Ana Julia só pode ser cobrado no final dele.
Interessante não é mesmo.
Quando Almir Gabriel do PSDB/DEM destruiu tudo, deu as terras aos grileiros, e aos posseiros, ninguem reclamou.
Até a Vale se beneficiou e ai, como fica a LEI?
167 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 15h41
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 15h41
Outro comentário interessante é de mais um integrante da república de Maringá que prefere se esconder atrás do pseudônimo de +Brasil. Esta pessoa, em 16/04/2008 às 12:00 hroas tece comentários sobre a nossa Constituição -só coloca a interpretação que lhe interessa- e diz que é obrigação do estado tem o dever de prover o básico para o cidadão. Concordo com isto, mas só até aí. Depois ele também transforma o comentário em um discurso contra a "União Direita Radical" -seja lá o que isto for- e coloca que a imensidão do Pará não retorna a grandeza do seu território. Aí esta pessoa demonstra que não conhece bem a nossa legislação. Oras, a maior parte da Amazônia legal é área de preservação -e deve ser mesmo- e não pode ser explorada. Também ele não menciona que o Pará é governado atualmente pelo PT. Por que será?
Depois parte para uma análiise para lá de desinformada e afirma que o dinheiro que financia a produção de alimentos -financiamento agrícola- deveria ser usada para a reforma agrária. Que maravilha! E aí comeríamos o que? Os alimentos são produzidos por agricultores profissionais e os assentamentos mal e mal produzem uma agricultura de subsistência.
Quanto conhecimento do agro-negócio brasileiro, não é mesmo?
A reforma agrária deve ser feita com critérios técnicos e não políticos.
17 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 15h27
Rogerio Rocha (660) 16/04/2008 15h27
Acho muito interessante os comentários de algumas pessoas na Folha. Em especial o que o sr. Carlos Lobitsky postou dia 15/04/2008 às 22:25 horas. Na verdade os comentários deste senhor e de vários outros a quem chamo pejorativamente de república de Maringá -usam os mesmos métodos, em alguns casos truculentos, da malfadada "república de Alagoas" que era como a imprensa denominava a tropa de choque do governo Collor- são um exemplo claro da manipulação de fatos e dados, da ocultação dos fatos quando é do seu interesse e da falta de conhecimento sobre um tema. No comentário a que estou me referindo este sr. desanca o governo do Pará e diz que o governo estadual fez até doação de terras federais -isto é possível?- mas omite que o atual governo federal também está fazendo isto ao regularizar as terras de posseiros na região. Dois partidos duas medidas?
E quanto à função social da terra, eu concordo. Mas me digam quantas invasões são feitas em terras improdutivas e quantas são feitas em terras produtivas? Qual o percentual para cada uma?
Outra pergunta: Já postei aqui que atualmente a produção de alimentos é feita por agricultores profissionais e não por sem-terras que na maioria dos casos são moradores das periferias de grandes cidades e o único campo que conhecem é o campo de futebol onde se divertem.
Esta conversa de reforma agrária é séria demais para ser politizada, romanceada e muito menos usada como válvula de escape para recalques pessoais.
7 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (586) 16/04/2008 12h34
Helena Manzione (586) 16/04/2008 12h34
Por que não inventam um movimento contra as estratégias dos chefes do moivimento sem terra?
Um montão de gente PACIFICAMENTE invade os acampamentos e se aboleta no meio das barracas...
Não tem quem patrocine isso?
35 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (687) 16/04/2008 12h00
+ Brasil (687) 16/04/2008 12h00
Veja voce LOBITSKY, esse pessoal sem formação moral nenhuma, briga pelo direito de propriedade, e não le na nossa Constituição que o brasileiro tem direito a um lar, a alimentação, e a saude, tudo isso é dever do Estado, em prover essas coisas. Mas a a Uniao da Direita Radical, quer olhar para seu umbigo, veja voce a imensidão do Para, não retorna em produção para o país a grandeza do seu territorio. La a grande parte de suas terras, estão nas mãos de grileiros e jagunços, simbolos do atraso no campo. Se metade do dinheiro que esta enterrado em forma de financiamento agricola, fossem aplicados na reforma agraria, não teriamos mais homens morando nas ruas, homens invadindo terras, filhos de desempregados urbanos se tornando uma força do trafico. Precisa urgentemente mudar essa realidade do nosso pais. Precisa fixar o homem no campo, para que possamos fazer, uma revolução na produção do campo, e não a revolução que a direita radical quer proporcionar, com mais banho de sangue, iguais de Eldorado dos Carajas. 24 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (116) 16/04/2008 11h54
joao nascimento (116) 16/04/2008 11h54
Os governantes Petistas vivem uma encruzilhada, pois sempre foram atrelados aos MST e cresceram em cima de tais movimentos "sociais". Hoje estão no poder, os SEm-terras continuam sem terras, pois os que conseguem terras a vendem e voltam a ser semterras. O governo aumenta o repasse de dinheiro às associações de semterra, à UNE, aprova a lei que beneficia Centrais Sindicais, distribui cargos aos sindicalistas, mas os desempregados (que ainda existe no Brasil) quer a sua parte tb. Por isso vão invadir, mostrar serviço para não acabar. E o LULA finge que tá preocupado, e empurra para os governos de oposição o problema, mas o problema é brasileiro, Pará, SP, etc, acaba constrangendo tb ANA JULIA CAREPA, que tem vidão por causa da VALE, mas vive em função do MST. 5 opiniões
avalie fechar
Luiz Fernando Moraes (1) 16/04/2008 11h39
Luiz Fernando Moraes (1) 16/04/2008 11h39
CRUZEIRO / DF
Há informações de colegas que trabalham no segundo edíficio Matriz da CAIXA, de que os invasores do MST depedraram os carros oficiais utilizados pela Presidenta e os Vice-presidentes e alguns carros de funcionários que pernoitaram na garagem subterrânea da Matriz 1. O edifício Matriz II, que fica do outro lado da rua, no Setor de Autarquias Sul, funciona normalmente. 7 opiniões
avalie fechar
jose diogo gimenez gimenez (41) 16/04/2008 10h18
jose diogo gimenez gimenez (41) 16/04/2008 10h18
Caso da Vale no PA. A propriedade privada é sem duvida um direito Cosntitucional, assim também o é a função social da Terra. Agora o direito ao latifundio improdutivo enquanto milhões de sem terras, sem tetos e sem comida morrem a mingua evidentimente não pode ser Constitucional. Se existem milhões de sem terras. sem tetos e sem comida, é por que lhes foram negados pelas elites concentradoras de rendas e de terras. Portanto a organização dos movimentos sociais promovendo invasaões é legitimo sim. É a unica opção que lhes restam para forçar a sociedade e a burocracia oficial que lhes deem acesso a um direito historicamente negado à maioria desde dos tempos das Capitanias Hereditárias, isto é o direito a um pedaçinho de chão que lhes dê o minimo de dignidade. VIVA O MST!!!! 24 opiniões
avalie fechar
J M (10) 16/04/2008 08h58
J M (10) 16/04/2008 08h58
Decididamente, acho que este país está é de ponta cabeça!!!! Enquanto o "plantador de arroz" é terrorista, MST é "movimento social"!!!! Que Deus nos proteja.... 7 opiniões
avalie fechar
Ubiraci Bagno (14) 15/04/2008 23h54
Ubiraci Bagno (14) 15/04/2008 23h54
Essa governadora, Ana Júlia Carepa, demonstra ser uma pessoa de pouco (ou nenhum) conhecimento, bem como simpatizante (no mínimo) das quadrilhas auto-denominadas SEM-TERRA (ou PCC, ou FARC, sei lá..).
Acho que ela, por exigência do código eleitoral, deve pelo menos saber ler. Assim, recomendo-lhe a leitura do Art. 1210 do Código Civil, particularmente o parágrafo 1º. A VALE nem sequer precisaria comunicar o fato às autoridades. Ela pode se defender pelos meios que tiver ao seu alcance (pau nos bandidos).
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2137)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 90 91 92 93 94 95 96 97 98 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página