Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
Epa Campos (18) 15/10/2009 15h42
Epa Campos (18) 15/10/2009 15h42
Ser Presidente da Republica deve ser o oficio mais facil do mundo. Não existe responsabilidade no Grande Mandatário e sim em quem ele manda fazer as coisas. Olhem a saúde e a educação, a segurança publica e privada, a carga tributária, a Grande PeTrobras, que cobra de nós o combustivel mais caro do mundo.
Soluções existem, mas sem corruPTção, diminuição do Estado e fomento as atividades sociais e financeiras do povo brasileiro. Nós merecemos coisa muito melhor. Alguem que ache que a Presidencia da Republica é coisa séria e quem manda tem todo a responsabilidade pelos atos de seus indicados. Lulla já teria caído a muito tempo. o Collor na frente do Lulla é fichinha de troco para "guardadores de carros" nos estacionamentos de todo nosso país. Aliás, se fizerem uma pesquisa é um dos empregos informais que mais emprega gente neste país sem segurança e com um Presidente que só sabe subir em palanque e se dizer o melhor.
4 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h35
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h35
Em dez anos o polo norte derrete... 96 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h32
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h32
J.Pimentel, parabéns! 96 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h24
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 14h24
Irmãos, tapem os ouvidos.
Cassio, perdão, mas parece que você é um camarão.
Calma, você anda muito nervoso. Poesia acalma, lê esta:
"FALSIDADE

Por favor, despista, não insista!
Vá! Bem longe, me perca de vista.
Essa vida distinta de artista,
irrita e a mim não mais conquista.
Amigo, vê se me dá uma trégua!
Cansei de te ver passar a régua,
depois, sutil, partires às léguas,
ligeiro, lépido como uma égua.
De problemas estou muito cheio,
não quero botar mais um no meio.
Prefiro beber sem ter receios,
curtir sozinho antigos anseios.
Vê se te manca, te toca e te arranca,
não esquece de bater a tranca.
Tudo na vida se esbarranca,
sem amor e amizade bem franca." Jrbarata
335 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 14h22
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 14h22
Alcides, voce está chamando aí de imbecis 90% da populaçao brasileira, entre eles 73% dos profissionais liberais, como médicos, advogados, engenheiros, economistas, dentistas e tantos outros pofissionais liberais formados em nossas universidades, que declararam que o atual governo é para eles, regular, bom ou ótimo, na pesquisa realizada pelo DataFolha, cujos resultados nem a oposição no senado contesta, até porque essas pesquisas acertaram com uma mínima margem de erro o resultado das eleições de 2.002, 2.006 e 2.008. Voce gratuitamente e sem o menor respeito agride verbalmente a toda essa classe e a 90% da população brasileira. Se voce ainda pertence àquele grupinho dos 8% vá preparando o lenço para 2.010. Aliás, é melhor arranjar logo um lençol. Oposição sem discurso, sem rumo, sem voto é mesmo uma desgraceira. Tem um candidato aí que já vai descendo a Serra numa velocidaaaaaade .... 18 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (406) 15/10/2009 13h41
Valentin Makovski (406) 15/10/2009 13h41
Sr. Pimentel....
Concordo em alguns pontos sobre sua colocação da transposição do Sâo Francisco, discordo em gênero e numero com sua colocação sobre Lula tentar ser igual ou marcar época como Juscelino K. Seria muita demagogia do governo atual, entrar para história política brasileira imitando outro politico já morto. Cada macaco no seu galho Sr. Pimentel. A transposição pode ajudar milhões de pessoas, mas lógico uns vão ganhar muito com isso e outros vão ganhar pouco. O que não se pode mais, é deixar o sertão nordestino do jeito que esta, a seca sempre foi legado de coroneis e politicamente sempre foi utilizada como CABIDE ou RAMPA politicia a nível nacional. "Eu prometo acabar com a seca". Mas vamos por partes. Se no Brasil ou países da américa do sul, não se tem o conceito de economizar, temos que pagar por isso. Mas tem gente que na região da transposição, nunca viu agua doce, somente de chuva. E por favor, sem ironia, como a música do Caetano e Gil. "O Haiti é aqui" Quem já viu a miséria em paises africanos??? Vcs acham que o Brasil não tem???? Crianças com BARRIGAS D´ÁGUA, que não é de água, e de bichos, vermes e fome. Será que todos no Brasil sabem disso??? Ou nossos jornais escondem quem realmente somos??. O que vejo e que se vai ajudar uns 2 ou 5 milhões de pessoas da região nordestina esta transposição, que ajude então. Mas sou a favor de que se faça, e que cada um apôs a conclução da obra tire suas deduções a favor ou contra.
sem opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 12h26
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 12h26
O Cassio é um coitado, que acredita na mentira na hipocrisia na corrupção do PT e sua gang que se encontram no poder.
Como dizem que Deus é brasileiro, acho que dessa vez ele vai olhar para baixo e ver o Brasil que é puro tiro por todos os lados, violência e destruição de uma sociedade, enquanto os homens do poder se preocupam com Usinas Nucleres com aviõezinhos, com a destruição da floresta Amazonica e a destruição do Rio São Francisco.
O Serra está sendo ético e honesto, se a legislação diz que as campanhas só podem ser feitas o ano que vem ele respeita, mas seus adversários não tem o senso nem a noção do que é ética e honestidade e já começaram a campanha, tentando fazer um testa de ferro a Dilma como candidata e cercando ela de portetores para agredir sem ética a todos os candidatos principalmente se for o Serra.
No caso esse esparring vai ser o Ciro Gomes que vai agredir, vai dizer coisas e palavras dificeis que o povo não entende sobre economia que nem ele sabe o que é, e como deve ser feita para uma Nação miseravel, que tem em muitos lugares do Brasil sua maior economia baseada no bolsa familia e nas aposentadorias por idade e não por capital e trabalho.
Seu Cassio, será que tua turma não esta agindo errado em já estarem em campanha, quando a legislação não permite.
Assim estou decido voto no honesto, voto no integro, voto no Brasileiro José Serra, no PT nunca mais, mas se tivesse forças e eles não tivessem o exercito, lutaria contra eles para salvar minha Patria
22 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h54
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h54
José Roberto, para voce guardar na sua agenda. A VERDADE SOBRE A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL. O REAL VALOR DA CARGA TRIBUTÁRIA DESDE 1.995, QUANDO O SR.FERNANDO TOMOU POSSE NO SEU 1° MANDATO ATÉ DEZEMBRO DE 2.002, FIM DO SEU 2° MANDATO, VAI AÍ A SEGUIR, CONFORME PUBLICADO PELA FOLHA DE SÃO PAULO DO DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2.004, E QUE APENAS REPRODUZ OS DADOS PUBLICADOS PELO GOVERNO DO SR. FERNANDO HENRIQUE, OU SEJA, DADOS OFICIAIS DO GOVERNO ANTERIOR.
CARGA TRIBUTÁRIA EM 1.995 : 29,76%
CARGA TRIBUTÁRIA EM 2.002 : 35,53%
CARGA TRIBUTÁRIA HOJE : 36,08%
CONCLUSÃO : A CARGA TRIBUTÁRIA SUBIU ABSURDAMENTE NO GOVERNO DO SR. FERNANDO HENRIQUE E NÃO AGORA. SÃO NÚMEROS QUE NÃO PODEM SER CONTESTADOS PORQUE PUBLICADOS PELO PRÓPRIO GOVERNO FHC.
A CARGA TRIBUTÁRIA AINDA É ALTA MAS NÃO POR CULPA DO ATUAL GOVERNO. NÃO TENTEM DISTOCER DADOS OFICIAIS.
18 opiniões
avalie fechar
J. Pimentel (76) 15/10/2009 11h52
J. Pimentel (76) 15/10/2009 11h52
Ciro Gomes já desqualificou grosseiramente quem é contra a transposição, mas não me ofendi. Entendo as posturas políticas e me reservo o direito de continuar rebatendo com argumentos, ainda que de nada adiantem. Quero dizer que não sou técnico, mas trabalho na região semi-árida nordestina desde 1984 e tenho a experiência da prática e da vivência.Vamos analisar: 1 - Um projeto de transposição de águas deve ser a última alternativa. É preciso primeiro esgotar todas as opções do uso racional da água. 2- O semi-árido é um cemitério do dinheiro público com obras inacabadas, como açudes, adutoras, canais e estações de bombeamento. 3 - O Tribunal de Contas da União já demonstrou que a transposição do São Francisco tem custos subestimados e resultados superestimados. O projeto afirma que a transposição vai abastecer 12 milhões de pessoas, mas estudos técnicos confiáveis apontam para 6 milhões de habitantes, perenização de 2.100 km de rios secos e irrigação numa área de 333,2 mil hectares. 4 - Transportar essa água demanda muita energia e elevados custos operacionais, dados que não aparecem nos cálculos do governo. 5 - O Semi-Árido brasileiro, é a região com maior número de açudes do Planeta. Nossos açudes são os melhores do Mundo, em projeto e construção. 6 - A cada século temos, em média, 30 anos de seca. Os açudes plurianuais foram construídos tendo em vista esse ciclo. São açudes que não secam, apesar da evaporação. Perdem até 60% do seu volume, mas renovam nos anos seguintes, total ou parcialmente. 7 - Ao todo são 70 mil reservatórios e 37 bilhões de metros cúbicos de água estocados no Semi-Árido, que poderiam duplicar se as obras paradas tivessem continuidade. 8 - Água tem e a solução para o problema hídrico do Nordeste é a distribuição através de um sistema de adutoras, muitas delas já prontas e abandonadas. Resolveria o problema da região em questão e custaria muito menos, mas não dá voto.
O problema é que Lula quer entrar para a história como Juscelino Kubitstchek e nada como uma grande obra faraônica, sobretudo na sua região de origem. É a glória do governante, o orgasmo da torcida partidária falaciosa e bajuladora e a alegria das empreiteiras e dos políticos que terão uma substancial fonte de recursos para suas campanhas políticas.
7 opiniões
avalie fechar
Asdrúbal trouxe o trombone (7) 15/10/2009 11h47
Asdrúbal trouxe o trombone (7) 15/10/2009 11h47
O PSDB não tem moral pra fazer oposição. Também não tem moral pra propor políticas públicas de qualquer natureza contrária à do governo atual. Estiveram por 08 anos no poder e a única coisa que fizeram foi entregar tudo a poucos com em troca de vantagens privadas. O povo não esquece. Tirar a linha ideológica que se encontra no poder hoje vai demorar uns 100 anos, se for possível. Agora, quem estiver a fim de chorar que vá cobrar do Sr. FHC e seus pupilos. 6 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h45
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h45
José Reis Barata, me tira uma dúvida aqui. A sigla DEM é abreviação de DEMagogos ou DEMoníacos ?
Ah, espera ai. Estão me dizendo aqui que são as duas coisas. Ichiiiii !!!!!
13 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h36
Cassio Tavares (805) 15/10/2009 11h36
Hernani, não é que voce tem razão. Tem um candidato aí que vai descendo a Serra numa velocidaaaade. É que ele tem uma pressa muito grande em chegar lá embaixo para privatizar o Rio São Francisco. 7 opiniões
avalie fechar
Wellington Silva (70) 15/10/2009 11h33
Wellington Silva (70) 15/10/2009 11h33
Assisti ao programa rodaviva na ocasião em que Ciro Gomes, ainda ministro do governo Lula, explicava o projeto de transposição do Rio São Francisco. Trata-se de uma calha a qual funcionará como um "ladrão", ou seja, nas cheias do rio o excesso de água é que irá abastecer a calha de transposição. Não se trata de um desvio como diz o infeliz e simplório comentário de um dos leitores. E acredito que essa obra só não está mais adiantada por falta de escrúpulos de alguns políticos e funcionários públicos do nordeste que trabalham contra o governo Lula e o Brasil. A óbra é importantíssima, matará a fome de milhões de pessoas no nordeste e as críticas partem da oposição, que está desesperada diante da popularidade do Lula e do fato que ele elegerá seu sucessor, e da imprensa golpista que joga sujo escondendo os êxitos do governo e produzindo denuncias e deturbando fatos . Eu vou votar em quem o Lula indicar como seu sucessor e pronto! Isso é a coisa mais lógica a se fazer. 3 opiniões
avalie fechar
Marcello Pereira (53) 15/10/2009 11h23
Marcello Pereira (53) 15/10/2009 11h23
Serra dizer que não há investimento no Nordeste é patético, faz-me rir e pura demagogia politica em véspera de eleição. O que o desgoverno dele fez para o Nordeste nos 8 anos de FHC?? Esse comentário pobre e vazio dele só poderia ser ilustrado por esse site suspeito da Folha (golpista do Enem - Grafica Plural pertence a Folha e isso ela não assume) para otários acreditar que ele é o cara para 2010. Mais um capitulo da "oposição sem discurso e plano de governo". 3 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 11h08
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 11h08
As eleições para 2010 já começou e o Poder tem dois candidatos até agora, logo vai ter mais uma candidata e vai concorrer com 3 candidatos.
Como é a estratégia deles para alcançarem o Poder com a topeira de dona Dilma!
O Ciro vai ser sua cara para bater e vai bater tambem sem se importar com suas inconsequentes palavras para provocar e desalinhar o Serra de seu Rumo ético.
Assim vai ser a forma magica para o continuismo desses marginais no Poder, eles não tem limites, não medir esforços para se perpetuarem no poder e o dinheiro usado para isso vai ser um valor que poderia resolver todos os problemas sociais da Nação, como a Educação e a segurança.
Assim se faz uma ponte entre a Aristocracia e o Poder e assim se faz uma industria de Aristocracia com proletário emergentes de dirigentes sindicais.
Agora o que podemos fazer, nós o povo e assistir e esperar para ver até onde vão os limites deles rumo ao poder.
No mesmo palanque, e trabalhando juntos, Ciro Gomes, Dilma Roussef, Lula e querem ainda o Aécio Neves.
O Lula compra tudo com o dinheiro fabricado pelo Meirelles no banco Central e assim caminha essa insdustria chamada Brasil.
Para o povo é um circo onde os palhaços somos nós, os outros ou sãon artistas importante ou o povo que vota neles que recebe água e nosso espetaculo, assim é contruida mais um sistema de interesses corporativistas com a destruição da Nação brasileira.
29 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/10/2009 10h57
João Carlos Gagliardi (2328) 15/10/2009 10h57
"Serra critica falta de investimento em irrigação no Nordeste..."
Serra tem sido a "oposição", que todo mau governante da situação deseja...
Mudo, cego e surdo...
Durante 8 anos, este governo populista, nadou de braçada na impunidade.
De vez em quando, Serra como fez agora, abriu a boca para fazer o que devia ter feito desde o início:
Oposição ferrenha. Cobrando e denunciado, SEMPRE que preciso fosse...
A seca do Nordeste, não é acidental...
Não como fenômeno climático / geográfico claro, mas como descaso governamental.
A pobreza e a miséria, são poderosos indutores de votos e vitais para o controle das massas, hoje tão bem realizados.
Finalmente Serra se manifestou para algo...
Tomara agora que não perca o pique e continue com as críticas, que assunto é o que não falta...
7 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 10h48
Alcides Emanuelli (1973) 15/10/2009 10h48
Transposição do Rio São Fracisco, uma obra que o objetivo é transformar um Rio Gigante, um grande e velho amigo do Nordeste, em um coitado ancião que vai agonizar até morrer seco, pelo fato do homem ser ambicioso e seus interesses estarem acima da razão.
O Rio São Francisco, vai correr não para o Mar e sim para as aridas e torridas Areais do Nordeste, vai encher os bolsos com o dinheiro do povo brasileiros de empreiteiras e politicos corruptos, essa é a Industria que nasce com a transposição das Águas do Rio São Francisco, que um dia o poeta escrevia que corre para o mar.
O poeta será que ainda vai conseguir escrever as belezas e a importância do Rio São Francisco ou vai chorar sua morte que vai vir com certeza porque o homem em sua ganância e ambição não tem limites em mudar a Natureza e destruila.
O Rio São Francisco vai ser mudado, e mudam ele contra o interesse do povo, a obra é cara e não vale o emprendimento, mas eles querem e o povo não é escutado e a obra vai ser feita e o Rio Destruido.
Enquanto isso nas Ruas e Avenidas das cidades a violencia aumenta, as necessidades aumentam e o povo vive em perigo, porque nossos politicos não tem politicas sociais voltadas para a segurança da Nação.
O Rio São Francisco está sendo assassinado por um governo ambicioso e covarde que o mata, sem pensar, o que pensa em tirar todo o dinheiro possivel desse velho Senhor que um dia foi gigante e vai ficar Anão.
28 opiniões
avalie fechar
Danilo Mamedio (67) 15/10/2009 10h27
Danilo Mamedio (67) 15/10/2009 10h27
O Grupo Folha não menciona nnhuma matéria sobre o a FRAUDE NO ENEM ??? PORQUE SERÁ ???
ENEM: aplique-se a Lei 8666/93 ao Grupo Folha
No âmbito do direito cível e do administrativo, a gráfica Plural, que pertence ao grupo Folha de São Paulo, foi contratada por meio de licitação pública. Ou seja, comprometeu-se a cumprir todas as exigências do edital, pelo menor preço. E uma dessas exigências era o sigilo e a confidencialidade do trabalho, que era a impressão de provas de um concurso. E a essa exigência, evidente e notoriamente o grupo não cumpriu.
2 opiniões
avalie fechar
Emanuel P. R. Gomes Gomes (41) 15/10/2009 10h06
Emanuel P. R. Gomes Gomes (41) 15/10/2009 10h06
OLHA AQUI PESSOAL, O S. FRANCISCO NÃO ESTÁ COM ESSA BOLA TODA EM TERMOS DE VOLUME DE ÁGUA.
ESSE PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DA POUCA ÁGUA DO DITO, É SAFADAMENTE ELEITOREIRO E SÓ BENEFICIARÁ MEIA DUZIA DE ESPERTOS QUE COMPRARÃO AS TERRAS EM TORNO DAS VALAS ABERTAS. O POVÃO MESMO, FICARÁ CHUPANDO O DEDO.
SE O SR. LULA TRATASSE, APENAS, DE REVITALIZAR O RIO S. FRANCISCO, ISTO SIM, SERIA ALGO JUSTO E NADA CÍNICO.
O POVÃO AINDA ACREDITA EM BRANCA DE NEVE.
3 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva Silva (6) 15/10/2009 09h56
Francisco Silva Silva (6) 15/10/2009 09h56
Parabéns ao governo Lula, o projeto de integração de bacias com o Rio São Francisco é a primeira grande obra de combate a indústria da seca. O Brasil ficará menos desigual, só o estadista LULA foi capaz de fazer. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página