Pires diz que Defesa precisa ter poder para intervir na Infraero e Anac
da Folha Online
O ex-ministro Waldir Pires (Defesa) disse hoje que o governo precisa dar ao Ministério da Defesa poder para corrigir as distorções existentes no comando do sistema aéreo. Ele afirmou que o Ministério da Defesa precisa receber do governo federal apoio para intervir na Infraero (estatal que administra aeroportos) e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
"Julgo importante que o ministro receba, por delegação do governo, todos os poderes de intervir nas deliberações da Infraero, como organismo da infra-estrutura aeroportuária; e também as autorizações de corrigir os desvios de concepção da Anac, para que cumpra suas tarefas específicas de órgão público, como vigorosa agência reguladora e fiscalizadora", disse Pires na cerimônia de transmissão de cargo para Nelson Jobim.
O ex-ministro disse que não teve esse poder enquanto ocupou o cargo porque a legislação impõe limites à atuação do ministro do Defesa.
"Espero, com confiança que possa dispor de todo o apoio para as correções e medidas adequadas, inclusive na natureza da competência executiva do Ministro da Defesa. Hoje, o ministro da Defesa não os tem, não os teve", disse ele se dirigindo a Jobim.
Em seu discurso, Pires afirmou que é preciso mudar a lei que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas. "É necessário que a lei complementar 97 mude. E lhe confira as atribuições necessárias e atualmente inexistentes."
Pires também não escondeu a mágoa de sair do cargo em meio às críticas geradas pelos acidentes com os aviões da Gol e da TAM.
"Tenho, dentro de mim, um sentimento que me sufoca, mas que venço, de espinhosa dúvida, quase diria de ameaça de frustração, pelo temor do sonho interrompido", afirmou.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Pires diz que sai com sentimento de frustração e de sonho interrompido
- Brigadeiro recua e diz que foi mal-interpretado sobre investigação do acidente
- OAB deve pedir na Justiça demissão de diretoria da Anac
- Controladores de vôo elogiam troca de Waldir Pires por Nelson Jobim
Especial

