Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2007 - 11h02

Reunião de Jobim com Lula é adiada para amanhã

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

A reunião do ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para ocorrer neste domingo, foi adiada para amanhã. De acordo com informações da assessoria do ministro, Jobim está em Brasília, mas terá uma agenda interna, estudando os assuntos da aviação civil. Jobim prepara reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), que ocorre amanhã.

Na reunião com o presidente, Jobim deverá tratar de mudanças na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e na Infraero. A substituição do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, é dada como certa.

A Folha Online apurou que quatro dos cinco diretores da Anac teriam concordado em entregar o cargo. Apenas a diretora Denise Abreu, indicada na cota do ex-ministro José Dirceu, não haveria concordado com a demissão. Como os diretores da agência não podem ser demitidos e seus mandatos terminam em 2011, a pressão do Planalto e de Jobim poderia resultar em renúncia coletiva. O anúncio poderá ser feito nesta semana.

O mais cotado para assumir a presidência da Anac no lugar de Milton Zuanazzi é o brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, ex-presidente do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil). Outro nome cotado para a diretoria é o do ex-presidente da Varig e da Embraer Ozires Silva.

Dos cinco diretores da Anac, apenas Jorge Veloso pertence ao setor aéreo, sendo especialista em segurança de vôo. Zuanazzi --indicado pela ministra da Casa Civil Dilma Rousseff -- é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com Dirceu na Casa Civil. Leur Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero e Josef Barat é economista.

Jobim já declarou que o perfil para ocupar cargos de comando do setor aéreo é de gestor. "Ser civil ou militar, não importa. O que é importante é ser um gestor."

Ele também disse descartar indicações partidárias para o comando do setor aéreo. "Neste setor não há que se tomar decisões partidárias", afirmou o ministro ontem.

Lula deu carta branca para que Jobim redefina o comando das duas instituições. Para a Infraero, um dos nomes cotados é o de Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página