Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2007 - 19h45

Lula diz que Renan apresenta documentos, mas oposição não aceita

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Indiretamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira, durante almoço no Itamaraty, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), alvo de denúncias investigadas pelo Conselho de Ética da Casa.

A Folha Online apurou que Lula argumentou que o aliado apresenta sua defesa, mas a oposição não reconhece. "Parece que o Renan apresenta os documentos e a oposição não aceita", teria dito o presidente a interlocutores.

O presidente teria afirmado ainda que a crise política que envolve Renan não atingiu o governo nem o ritmo de votações no Senado. Segundo ele, ao contrário de uma série de especulações, não há intenção alguma de sua parte de indicar um sucessor para o lugar do peemedebista na presidência do Senado.

Lula se referiu à crise que cerca Renan como um "problema do Senado". Na opinião dele, o Senado poderia ter solucionado o "problema" em, no máximo, uma semana e não estender por mais de dois meses.

O peemedebista é investigado no Conselho de Ética do Senado por suposto uso de dinheiro de construtora para pagar despesas pessoais, como pensão alimentícia e aluguel à jornalista Mônica Veloso. Mas também é denunciado por ter utilizado "laranjas" para comprar jornal e rádio em Alagoas, além da apresentação de supostas notas frias referentes à sua renda particular.

Lula se referiu a Renan durante almoço oferecido ao presidente de Benin, Boni Yaji, no Itamaraty. O peemedebista também foi convidado, mas saiu antes dos demais convidados.

Enquanto aguardava as autoridades africanas, o presidente posou à distancia para fotos de manifestantes que estavam em frente ao Itamaraty. De longe, acenou, atendendo a pedidos da primeira-dama, Marisa Letícia.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página