Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2007 - 10h41

Tião Viana diz que clima no Senado é de ressentimento e hostilidade

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Um dia depois de o Senado aprovar a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), admitiu nesta quinta-feira que o clima na Casa é de hostilidade e ressentimento e que há dificuldades em aprovar as medidas em tramitação. "O ambiente está tenso. O ressentimento cresce e a hostilidade aumenta", afirmou Viana.

A reação do petista foi uma resposta ao apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os senadores retomem às atividades, depois de encerrada a votação que tratou do caso do peemedebista.

O petista contou que foi procurado hoje pelo senador Jefferson Peres (PDT-AM), que disse que não vai votar favoravelmente à prorrogação da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

De acordo com Viana, Peres era um "voto certo" pela manutenção do imposto, mas teria mudado de posição, após a aprovação da absolvição de Renan.

Da Dinamarca, Lula apelou aos senadores para que retomem o ritmo de votações porque é necessário aprovar a prorrogação da CPMF. O assunto ainda é tema de discussão em uma comissão especial na Câmara, mas depois de aprovado pelos deputados seguirá para o Senado.

Porém, a dificuldade do governo está justamente no Senado, considerando que nesta Casa a oposição tem maior número. Demonstrando preocupação, Viana disse que prevê dificuldades nas votações.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
SAO PAULO / SP
O nosso futebol está no mesmo caminho dos políticos brasileiros, tramoias e mais tramóias...

sem opinião
avalie fechar
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
MARINGA / PR
Eu acho que os processos contra Renan devem correr paralelo às outras votações. Não é certo que prejudiquem o país dando maior ênfase ao Problema do Renan que os problemas de um país inteiro. Há outras formas de fazer oposição. Se alguma figura ligada ao PMDB votarem contra a CPMF deveriam ser banidas do Partido. Será que não sabem que o PMDB possuem vários ministros no governo?.

sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
CARAPICUIBA / SP
O fato de voce votar e escolher seus representantes, nao nos garante uma democracia. Ao meu ver ainda estamos distanciados das praticas democráticas. Democracia deveria ser sinonimo de igualdade, justica, bem comum, e infelizmente ainda nao é oque se ve em nosso Brasil. O povo deveria ter instrumentos celeres e diretos de cassassao de mandatos de parlamentares que nao cumprissem com seus compromissos eleitorais efetuados com o povo. Esses impostos excorchantes a que somos submetidos diariamente, isso é insuportável, estamos nos tornando um povo mudo que sofre calado a todas essas injusticas a que somos expostos.

sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página