Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2007 - 17h38

Conselho recebe 2º relatório do caso Renan; texto deve recomendar arquivamento

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Depois de ser absolvido nesta quarta-feira, Renan Calheiros (PMDB-AL) já pode enfrentar a partir da próxima semana o segundo processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa. O relator do processo, senador João Pedro (PT-AM), disse que seu parecer estará pronto para ser votado a partir de terça-feira no plenário do conselho.

"Eu já comuniquei o senador Leomar Quintanilha [presidente do Conselho de Ética, do PMDB-TO] que desejo apresentar meu relatório na semana que vem. O resultado caberá ao conselho definir", disse o senador.

Ueslei Marcelino /Folha imagem
Renan diz que não guarda mágoas e absolvição é vitória da democracia; veja nota
Renan diz que não guarda mágoas e absolvição é vitória da democracia; veja nota

João Pedro não quis adiantar o seu parecer, mas sinalizou que deve recomendar a absolvição de Renan nas denúncias de que teria beneficiado a Schincariol junto ao INSS --depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) por um preço acima do mercado.

"Há um grupo de parlamentares que defende que esse tema seja tratado na Câmara. Mas foram manifestações de ontem, antes do senador Renan ser absolvido. Hoje, eu não sei", afirmou o relator.

Senadores da base governista e da oposição já defenderam publicamente o arquivamento da segunda representação contra Renan porque consideram que as denúncias devem ser investigadas pela Câmara --já que o irmão de Renan é deputado federal.

Muitos parlamentares afirmam que, ao contrário da primeira representação contra Renan, a segunda tem elementos mais frágeis para a sua sustentação.

No primeiro processo --em que foi absolvido ontem pelo Senado-- Renan é acusado de usar dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.

HÉLIO SCHWARTSMAN COMENTA ABSOLVIÇÃO DE RENAN

O DEM e o PSDB apostam que Renan enfrentará dificuldades no terceiro processo, no qual é acusado de ter usado laranjas para comprar um grupo de comunicação em Alagoas com recursos não declarados à Receita Federal.

Os dois partidos defendem que o terceiro processo seja apensado --reunido-- à quarta representação contra Renan --que ainda não chegou ao Conselho de Ética. De autoria do PSOL, a última representação cobra investigações sobre a denúncia de que Renan teria integrado um esquema de desvio de dinheiro em ministérios controlados pelo PMDB com o apoio do lobista Luiz Garcia Coelho.

"Entendemos que esses outros dois processos podem ser reunidos em uma única relatoria", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Aloizio Mercadante (PT-SP) também defendem que as três últimas representações contra Renan --incluindo a que liga o senador à Schincariol-- sejam reunidas em um único processo para agilizar as investigações sobre o presidente do Senado no conselho. "Sou favorável a se apensar tudo em um único processo", disse Mercadante.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br


Comentários dos leitores
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
SAO PAULO / SP
O nosso futebol está no mesmo caminho dos políticos brasileiros, tramoias e mais tramóias...

sem opinião
avalie fechar
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
MARINGA / PR
Eu acho que os processos contra Renan devem correr paralelo às outras votações. Não é certo que prejudiquem o país dando maior ênfase ao Problema do Renan que os problemas de um país inteiro. Há outras formas de fazer oposição. Se alguma figura ligada ao PMDB votarem contra a CPMF deveriam ser banidas do Partido. Será que não sabem que o PMDB possuem vários ministros no governo?.

sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
CARAPICUIBA / SP
O fato de voce votar e escolher seus representantes, nao nos garante uma democracia. Ao meu ver ainda estamos distanciados das praticas democráticas. Democracia deveria ser sinonimo de igualdade, justica, bem comum, e infelizmente ainda nao é oque se ve em nosso Brasil. O povo deveria ter instrumentos celeres e diretos de cassassao de mandatos de parlamentares que nao cumprissem com seus compromissos eleitorais efetuados com o povo. Esses impostos excorchantes a que somos submetidos diariamente, isso é insuportável, estamos nos tornando um povo mudo que sofre calado a todas essas injusticas a que somos expostos.

sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página