Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2007 - 18h29

Renan critica ataque a jornalista e diz que ato ameaça "futuro das instituições"

Publicidade

da Folha Online, em Brasília
da Folha de S.Paulo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou hoje nota oficial para repudiar o ataque ao jornalista Amaury Ribeiro Júnior, 44, do jornal "Estado de Minas", que foi baleado na noite de ontem quando trabalhava na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Renan considerou o ato como um "atentado covarde" que merece repúdio.

"Quando a liberdade de imprensa é ameaçada, quando jornalistas viram alvo da criminalidade, é o futuro das instituições democráticas que está em jogo. A violência que torna os brasileiros reféns do medo também se arvora o direito de calar a imprensa", diz Renan.

Na nota, o peemedebista também defende que as instituições públicas enfrentem "a força do tráfico e do crime organizado" que atua em todo o país. "É hora de enfrentar de vez o desafio do narcotráfico e da segurança pública. O repórter Amaury Ribeiro e o Correio Braziliense merecem meu aplauso pelo competente trabalho de reportagem sobre a escalada do entorno do Distrito Federal, problemas que, infelizmente, acompanhamos hoje em todo o Brasil."

Ataque

Reportagem da Folha de hoje informa que o jornalista foi atacado enquanto fazia uma série de reportagens sobre a violência no entorno do Distrito Federal. Ontem, ele apurava um reportagem sobre o tráfico de drogas.

Segundo relato do motorista que o acompanhava, que pediu para não ser identificado, os dois já tinham concluído a apuração e sentaram em um bar. Um rapaz, aparentando ter 18 anos, se aproximou a pé, já com a arma em punho e apontada para o repórter.

A reportagem da Folha informa que ao perceber a situação, segundo o motorista, Amaury se jogou em cima do rapaz e, no chão, o primeiro tiro foi disparado, acertando o abdome do repórter. O autor do crime fugiu, disparando mais dois tiros que não atingiram ninguém. O jornalista foi levado ao Hospital Regional do Gama. O hospital informou que a bala perfurou a parede abdominal, mas não atingiu nenhum órgão.

Informações preliminares da polícia indicam que o autor do disparo seria um homem conhecido como Cezinha. Suspeita-se que o crime tenha sido motivado por vingança e que o atirador agiu a mando de um traficante cuja casa foi mostrada em reportagem de Amaury.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página