Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2007 - 11h57

Senadores do PMDB e DEM batem boca durante reunião do Conselho de Ética

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Os senadores Almeida Lima (PMDB-SE) e José Agripino (DEM-RN) bateram boca nesta terça-feira durante reunião do Conselho de Ética do Senado que discute a unificação dos dois últimos processos contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Após ouvir o líder democrata criticar a sua indicação para relatar conjuntamente os processos, Lima disse que Agripino e nenhum dos integrantes do conselho têm "condição moral ou ética" para contestar a sua relatoria.

"Recebi uma provocação do senador José Agripino e afirmei que não vejo em sua Excelência nenhuma condição moral ou ética superior à minha para contestar a minha indicação como relator. Eu não vejo apenas dele, mas em nenhum dos membros deste Conselho de Ética, superior à minha. Portanto, cuidado. Muito cuidado a se referir à minha condição ética e moral", ameaçou o relator.

20.jun.2007/Folha Imagem
Almeida Lima nega que trabalhará pela absolvição de Renan
Almeida Lima nega que trabalhará pela absolvição de Renan

Exaltado, Agripino reagiu às acusações do peemedebista. "Que questão moral e ética o senhor se refere? Temos o direito de saber. A minha biografia é limpa, eu não preciso falar por ela."

O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), interrompeu a discussão ao pedir calma e tranqüilidade aos senadores. Além de Agripino, diversos integrantes do conselho criticaram a unificação dos processos e a indicação de Lima para a relatoria.

"Eu defendi que as três representações tramitassem conjuntamente. Mas como se tratam de denúncias diversas, sobre fatos totalmente diferentes, não fazia sentido juntar todos os fatos em uma única relatoria", disse o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), deveria haver um processo de rodízio de relatores para os processos contra Renan. "É assim na Justiça brasileira. Está na hora do conselho ter o seu regimento. Isso está ficando muito negativo para os senadores", afirmou.

Agripino chegou a sugerir que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fosse indicado por Quintanilha para relatar o processo contra Renan no lugar de Lima, referente ao suposto uso de "laranjas" para a compra de veículos de comunicação em Alagoas --de autoria do DEM e do PSDB.

"O senador Suplicy se ofereceu, se convocado, para ser relator. Eu recomendaria que ele fosse o relator do processo que encaminhamos, para fazer o encaminhamento racional da representação", defendeu Agripino.

Discussão

A reunião do Conselho de Ética começou tensa desde o início da manhã de hoje. Os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG) e Eduardo Suplicy também trocaram farpas ao discutir a unificação dos processos.

Salgado disse que Suplicy não deveria lhe dirigir críticas indiretas sobre o episódio em que o PMDB rejeitou medida provisória do governo que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo.

Salgado disse que quem for falar mal de suas ações, deve lhe falar "olho no olho". Suplicy levantou e foi conversar com Salgado ao pé do ouvido para retomar a tranqüilidade no conselho.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página