Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2007 - 13h25

Pressão dos governadores será "decisiva" para aprovar CPMF, diz Viana

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio às negociações do governo com o PSDB para a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011, o senador Tião Viana (PT-AC) admitiu hoje que o apoio de governadores tucanos à matéria poderá forçar a bancada do partido no Senado a aprová-la. Viana disse que a pressão dos governadores pró-CPMF será "decisiva" para a aprovação da PEC (proposta de emenda constitucional) no plenário da Casa.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discuta nesta quarta-feira a prorrogação da CPMF com o governador Aécio Neves (PSDB-MG) --que defende nos bastidores a manutenção da contribuição. Lula viaja ao Estado para uma série de compromissos oficiais, onde estará lado a lado do governador.

Os Estados temem perder receita caso a CPMF não sejam prorrogada, por isso pressionam nos bastidores a bancada do PSDB no Senado a apoiar a matéria.

Na opinião do presidente interino do Senado, o governo já cedeu além dos seus limites nas negociações com o PSDB para a aprovação da PEC. "Acho que o governo deixou claro que já negociou muito a CPMF. Agora, a negociação é um assunto político", avaliou.

O petista acredita numa "margem de entendimento" para que os governistas consigam adesões da oposição à prorrogação da CPMF. "Existe uma margem de entendimento político para se buscar sensibilizar os partido. A oposição tem seus pontos definidos", afirmou.

Nesta terça-feira, o PSDB não acatou a proposta do governo de isenta da cobrança da CPMF os brasileiros que recebem até R$ 4.340. A isenção foi oferecida durante as negociações dos governistas com os tucanos --que impuseram uma série de reivindicações em troca de apoiarem a prorrogação da CPMF.

O apoio do PSDB é considerado decisivo pelo governo para a prorrogação da CPMF no plenário do Senado, já que a base aliada reúne pouco mais de 49 votos favoráveis à matéria --número mínimo de adesões que precisa para que seja aprovada.

Prazos

O presidente interino do Senado comemorou a decisão da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) de apresentar segunda-feira seu relatório sobre a proposta de prorrogação da CPMF à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. O DEM pressionou a relatora para retardar a entrega do relatório ---já que o partido argumenta que o regimento da Casa permite o "congelamento" da leitura do texto até o fim das audiências públicas sobre a matéria.

"O regimento é um ponto de entendimento, não de obstrução dos trabalhos de ninguém. Eu apresentei os limites do regimento à senadores. Acho que foi bem acolhido, é melhor assim", disse Viana.

O petista fechou um acordo com a relatora para a apresentação na segunda-feira porque argumentou que, em casos de PEC, não está prevista a paralisação da leitura do texto --mesmo sem a conclusão das audiências públicas sobre o tema.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página