Brasil
27/11/2007 - 17h57

Lula avisa que vai segurar reforma tributária até a aprovação da CPMF

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o governo vai "segurar" o envio dos textos da reforma tributária e da política industrial até a aprovação da proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Segundo ele, é melhor "não misturar" os assuntos.

Lula indicou que está otimista sobre a possibilidade de o governo sair vitorioso na prorrogação da cobrança da contribuição.

"Vamos segurar a proposta de política tributária, assim como da política industrial", disse o presidente durante a reunião do conselhão --o CDES (Conselho Desenvolvimento Econômico e Social) formado por representantes da sociedade civil, ministros e empresários--, no Palácio do Planalto. "Vamos resolver um problema [a votação da CPMF] para depois, resolver outro problema [reforma tributária e política industrial]."

Lula afirmou que a decisão de esperar a conclusão das votações da CPMF para depois enviar os demais temas foi definido durante reunião do conselho político, integrado por senadores e deputados da base aliada.

"Eles [integrantes do conselho] acharam por bem não misturar o debate da política tributária com a questão da CPMF", disse o presidente, na reunião de hoje. "Vou esperar para ver o que vai acontecer com a CPMF para a gente discutir a reforma tributária. Uma coisa a cada tempo", afirmou ele.

A reforma tributária foi o principal assunto da reunião do conselhão nesta terça-feira. O blog do Josias de Souza informa hoje que o governo já considera a possibilidade de eventual derrota na votação da CPMF, mas o presidente evitou mencionou essa alternativa.

"Espero que a [votação da] CPMF possa ser resolvida pelo Senado", afirmou Lula, antes de encerrar seu discurso na reunião. A reação do presidente ocorreu um depois de orientar seus articuladores políticos para se empenharem nas negociações com os senadores da base da aliada que resistem à prorrogação.

Para aprovar a CPMF, o governo precisa garantir, no mínimo, 49 votos favoráveis em cada turno de votação no Senado. São dois turnos. Os articuladores governistas trabalham para que a primeira etapa de votação ocorra até o dia 15 de dezembro, enquanto a segunda deverá ser realizada até o dia 20 do próximo mês.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Wilson Bolognesi (1) 13/05/2009 22h57
Wilson Bolognesi (1) 13/05/2009 22h57
O nobre deputado esta errado no que diz sobre a opinião publica. Mas a folha tambem em aceitar a briga e ser acida, com foto e titulo da reportagem distorcida. Parece uma perseguição ao nobre deputado. Ele tem razão nisso. A imprensa não deve ser colérica ou emocional. Principalmente a Folha! sem opinião
avalie fechar
Afonso Ueno (79) 26/12/2008 18h28
Afonso Ueno (79) 26/12/2008 18h28
O Brasil precisa de mais escolas de educação infantil.E as prefeituras são responsáveis pela oferta deste nível de ensino.É uma vergonha a falta de vagas nas creches e pré-escolas.Enquanto isso,o Governo LULA investe no PROUNI-Programa Universidade para Todos. 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (1301) 27/11/2008 13h10
M Mig (1301) 27/11/2008 13h10
Sr S Levy
Saiba que o respeito bastante e gostaria de pedir desculpas pela minha truculência. Porem discordo totalmente do senhor sobre a diferença entre qualidade de vida na época de FHC e nos dias atuais.
Sds
M Mig
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6835)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca