Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2007 - 18h39

Mônica Veloso lança livro em Brasília no mesmo dia do julgamento de Renan

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Pouco mais de 15 quilômetros vão separar o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a jornalista Mônica Veloso na próxima terça-feira. No dia em que o senador será julgado pelo plenário da Casa, a jornalista vai lançar seu livro --"O Poder que Seduz"--, em uma livraria no extremo sul de Brasília.

A jornalista foi responsável pelo primeiro processo contra o parlamentar, em que foi absolvido pelo plenário. Renan foi acusado por Mônica Veloso de usar recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista, com quem teve uma filha fora do casamento.

Na terça-feira, os senadores vão votar o processo de cassação de Renan aprovado pelo Conselho de Ética da Casa. O relator do processo, senador Jefferson Péres (PDT-AM), defende que Renan seja punido sob a suspeita de ter utilizado "laranjas" para comprar empresas de comunicação no interior de Alagoas.

A Folha Online apurou que a tendência é que o peemedebista seja absolvido, já que tem o apoio de governistas e da oposição. Confiante na vitória, Renan prefere manter a discrição desde que retornou às atividades parlamentares.

Apesar de estar afastado da presidência da Casa, Renan participa das sessões plenárias e de reuniões da bancada do PMDB --mas evita fazer discursos, ou mesmo conceder entrevistas, para não voltar à cena política.

O máximo que costuma repetir é a frase que virou uma espécie de "mantra" desde o surgimento das primeiras acusações. "Sempre estive tranqüilo."

Nos bastidores, porém, Renan dispara telefonemas aos parlamentares na tentativa de salvar o mandato. E não descarta renunciar em definitivo à presidência do Senado como estratégia para evitar a cassação.

Interlocutores de Renan afirmam que ele vai manter o mesmo comportamento discreto até o momento da votação para evitar qualquer situação que possa ameaçar uma "reviravolta" na sua esperada absolvição.

Lançamento

Mônica Veloso fará lançamentos de seu livro em várias cidades do país --que começam nesta quarta-feira em São Paulo. Em 198 páginas, ela alfineta políticos, conta que é comum parlamentares receberem propina de lobistas e diz que "Renan não conseguiu provar que pagava a pensão [a ela] com recursos próprios".

No livro, porém, a jornalista não esclarece a suspeita de que Renan teria usado recursos da empreiteira para pagar pensão a ela. Afirma apenas que depois de ter engravidado recebeu pensão de Renan "das mãos de Claudio Gontijo", lobista da construtora, entre março de 2004 e novembro de 2005, "sempre em dinheiro vivo", e que "Renan dizia que o dinheiro era dele".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página