Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2008 - 16h38

PT começa articular instalação de CPI dos Cartões na Assembléia de SP

Publicidade

REGIANE SOARES
da Folha Online

A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo começou a articular nesta terça-feira a instalação de uma CPI para investigar o uso dos cartões de pagamento do governo do Estado. Os petistas tentam convencer os líderes dos partidos a assinar o requerimento com pedido de investigação. São necessárias 32 assinaturas para protocolar o pedido, mas a oposição tem apenas 22 deputados --20 do PT e dois do PSOL.

O líder da bancada do PT, deputado Simão Pedro, disse que será um trabalho de convencimento individual, inclusive com os deputados tucanos que compõem a base de sustentação do governador José Serra (PSDB). "Já que o governo diz que não tem nada a esconder, melhor abrir a CPI", disse o petista.

A articulação com os líderes das bancadas em favor da CPI na Assembléia Legislativa está sendo coordenada pelo deputado Enio Tatto (PT).

Além de convencer os parlamentares da base aliada a assinar o requerimento para protocolar o pedido de CPI, Tatto ainda têm que negociar a aprovação do documento em plenário com 44 votos favoráveis, no mínimo, para que a comissão seja instalada. Isso porque o regimento interno da Assembléia só permite que cinco CPIs tramitem ao mesmo tempo, o que já ocorre na Casa.

Ontem, o governador disse não temia uma CPI porque não via evidências de mau uso dos cartões de pagamento. Serra afirmou também que não iria orientar as bancadas dos partidos que apóiam o governo porque, segundo ele, não iria interferir em um assunto que é da Assembléia.

Simão Pedro negou que a CPI para investigar os cartões do governo paulista será uma "retaliação" ao PSDB, que articulou no Congresso a instalação de uma comissão para investigar o uso dos cartões corporativos do governo federal.

"Ninguém quer revanchismo. Queremos a investigação para aprimorar o sistema [de pagamento em São Paulo]", afirmou o petista, que também negou ter recebido orientações da Executiva Nacional do PT para instalar a CPI na Assembléia.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página