Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2008 - 19h45

Líderes da base aliada negam boicote à CPI e dizem que assinam requerimento

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Líderes da base aliada do governo na Câmara negaram nesta quarta-feira que tenham se recusado a assinar o requerimento de instalação da CPI dos Cartões Corporativos. O líder do governo na Casa, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que em nenhum momento orientou os aliados a não apoiarem a CPI idealizada pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

"Eu estou pronto para assinar o requerimento da CPI. É só chegar o requerimento na minha mão que eu assino na mesma hora. Estou chegando à conclusão que a oposição ficou com medo de criar essa CPI porque ela cria um impasse atrás do outro."

Sampaio acusou Fontana, e os demais líderes governistas, de não terem assinado o requerimento para impedir as investigações sobre irregularidades no uso do cartão corporativo. Fontana, no entanto, nega a versão apresentada pelo tucano.

O governista disse que tentou, em vão, procurar o tucano para assinar o requerimento da CPI. "Eu estou atrás do deputado Carlos Sampaio, já deixei quatro recados e até agora ele não chegou para que eu pudesse assinar [o requerimento]. Nunca houve impasse da nossa parte. Quem está criando impasse um atrás do outro é a oposição", desabafou.

A exemplo de Fontana, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), negou que tenha boicotado a CPI dos Cartões. "Eles querem colocar a culpa no governo dizendo que nós não queremos assinar. Isso não é verdade. Estou procurando o Sampaio para assinar o requerimento", garantiu Rands.

Acusações

Sampaio disse que, sem o apoio dos governistas, conseguiu reunir 172 assinaturas na Câmara para instalar a CPI dos Cartões --uma a mais que o mínimo necessário para viabilizar a criação da comissão. No Senado, o deputado diz que 34 parlamentares já assinaram o apoio à CPI.

Segundo o tucano, ao contrário do entendimento firmado com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), os deputados governistas não aderiram em massa à instalação da CPI, embora os senadores aliados tenham apoiado a comissão.

O deputado calcula que, das 172 assinaturas, cerca de 120 são de deputados do DEM, PSDB e PPS. O PMDB, segundo ele, também aderiu em parte ao requerimento de criação da CPI --prática que não teria sido seguida pelo PT, de acordo com Sampaio, mas negada pelos líderes do partido.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página