Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2008 - 21h03

Berzoini diz que é difícil governo negociar cargos de CPI com oposição

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), sinalizou hoje que o partido não vai abrir mão de indicar o relator para a CPI dos Cartões Corporativos, mesmo com a pressão da oposição para que o governo desista de um dos cargos de comando da comissão. Ao chegar na festa de aniversário de 28 anos do partido em Brasília, Berzoini disse que cabe às maiores bancadas na Câmara e no Senado (PT e PMDB) indicar o presidente e o relator da CPI.

"É prerrogativa dos partidos maiores fazer a indicação. Os menores tem que aceitar. Acho difícil [a negociação com a oposição], apesar que em política nada ser impossível", afirmou.

O petista disse que, quando DEM e PSDB ocupavam o governo, não cederam o comando de CPIs para o PT, que na época era oposição à administração do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Berzoini criticou a ameaça da oposição de obstruir as votações no Senado caso não consiga indicar o presidente ou o relator da CPI. "Isso é lamentável, justamente em uma época em que o Brasil está crescendo", afirmou.

O oposição articula instalar uma comissão somente no Senado caso deputados da base aliada do governo mantenham a postura de não aderir à comissão mista proposta pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse que as investigações vão sair com ou sem as assinaturas de parlamentares governistas.

A hipótese da CPI do Senado já é admitida, inclusive, por parlamentares da base aliada do governo. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) garantiu que o governo defende as investigações e, por este motivo, está disposto a retomar a discussão sobre se criar uma comissão composta somente por senadores.

A Folha Online apurou que líderes governistas na Câmara ficaram irritados com a condução das negociações por Jucá, especialmente no que diz respeito ao teor do requerimento de criação da CPI redigido por Sampaio. Por este motivo, decidiram recuar no apoio à comissão.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página