Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2008 - 12h42

Morte de senador adia para amanhã instalação da CPI mista dos Cartões

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) provocou o adiamento da instalação da CPI mista dos Cartões Corporativos para esta quinta-feira. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), convocou para amanhã sessão do Congresso Nacional com o único objetivo de ler o requerimento de instalação da comissão. Na prática, a CPI só vai dar início às investigações na semana que vem, quando os líderes partidários pretendem indicar os membros da CPI.

A oposição, no entanto, promete boicotar a comissão mista (com deputados e senadores) caso não conquiste a presidência ou a relatoria da CPI. DEM e PSDB já encaminharam à Mesa Diretora do Senado pedido de abertura de uma comissão composta apenas por senadores para investigar os gastos do governo com os cartões corporativos --já que a oposição tem bancadas mais fortes na Casa Legislativa.

O regimento do Congresso não estipula prazo para as indicações dos integrantes da comissão, mas Garibaldi acredita que na semana que vem a CPI mista será de fato instalada. O peemedebista fez um apelo para que governo e oposição cheguem a um acordo capaz de evitar a instalação de duas comissões no Congresso.

"Eu ainda acredito nas negociações. Não é uma coisa que vai ajudar nas investigações ter duas CPIs, pelo menos na minha visão. Está faltando bom senso. O melhor para o Congresso é uma CPI mista", defendeu.

O presidente do Senado disse que se não houver acordo para que apenas a comissão mista seja criada, pretende fazer a leitura do requerimento de instalação da CPI do Senado na próxima terça-feira.

DEM e PSDB reivindicam a presidência ou a relatoria da CPI mista porque reúnem o segundo maior bloco partidário no Senado. O PMDB, maior bancada da Casa, indicou o senador Neuto de Conto (SC) para presidir a CPI mista. Já o PT indicou o deputado Luiz Sérgio (RJ) para a relatoria. O PMDB, como maior bancada da Câmara, poderia indicar também o relator --mas como não pode concentrar os dois cargos, cedeu a vaga ao PT, que é a segunda maior bancada na Câmara.

Defesa

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do requerimento de instalação da CPI mista, disse acreditar no acordo capaz de viabilizar a comissão com deputados e senadores. O tucano defendeu a reivindicação dos oposicionistas por um dos cargos de comando da comissão.

"Se o governo diz que não tem receio de investigar, então por que não compartilhar o comando das investigações? A maior demonstração de que o governo quer o acobertamento dos trabalhos é quando controla o comando da CPI", afirmou. Sampaio considerou "legítimo" o requerimento de criação da CPI do Senado para pressionar o governo a ceder um dos cargos de comando da comissão mista.

Para o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), a oposição deflagrou uma luta política em torno dos cargos porque não está interessada nas investigações. "A oposição está usando aquela tática de pegar a bola para sair do jogo. Tem que dizer ao senador Arthur Virgílio [líder do PSDB no Senado] que ele não é o dono da bola", criticou Fontana.

Na opinião do governista, o Congresso não pode se transformar em uma "conversa de compadres e amigos" que negociam cargos. "A coisa está virando brincadeira. O PSDB e o DEM acham que são os sensores da nação. Quem julga nesse país é a Justiça."

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página