Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2008 - 13h18

Marisa Serrano defende conclusão das investigações da CPI mista em 90 dias

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), indicada pelo PSDB para a presidência da CPI mista dos Cartões Corporativos, disse nesta terça-feira que vai defender a conclusão das investigações sobre o uso irregular dos cartões por integrantes do governo federal em 90 dias.

Serrano afirmou que, em ano eleitoral, dificilmente a comissão terá avanços no segundo semestre de 2008. "O roteiro vai depender do relator. Vamos adequá-lo ao tempo, já que é ano eleitoral. É difícil a partir de julho manter a CPI trabalhando. Vamos tentar concluir os trabalhos em 90 dias", afirmou.

A senadora disse que pretende se reunir amanhã com o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) --indicado pelos governistas para relator da CPI-- para traçar o roteiro de trabalhos da comissão.

A expectativa de Serrano é que, na semana que vem, a comissão possa dar início às investigações. "Nós fomos colegas de Câmara, tenho as melhores informações sobre o deputado Luiz Sérgio. Amanhã cedo poderemos traçar o roteiro para a instalação da CPI na semana que vem."

A futura presidente da CPI evitou comentar o impasse, provocado pelo PT, para a sua indicação ao cargo. Os petistas haviam sugerido trocar com a oposição a relatoria da comissão pela presidência, pois avaliam que no comando dos trabalhos os governistas teriam maior autonomia para conduzir as investigações.

Após a pressão do Palácio do Planalto e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), os petistas desistiram da troca e mantiveram o acordo firmado com o PSDB para que a oposição fique na presidência da CPI.

Instalação

A expectativa de Serrano é que a comissão seja instalada até sexta-feira, com o início dos trabalhos na semana que vem. Superado o impasse em torno da presidência da CPI, os líderes partidários devem acelerar a indicação dos integrantes da comissão.

Segundo Serrano, o prazo para as indicações termina esta noite. "Para começarmos os trabalhos, dependemos da indicação dos nomes para a composição da CPI", afirmou.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse hoje acreditar que a comissão será instalada nos próximos dias porque "quase todos os membros" já foram indicados pelos partidos. "Não há mais razão para não instalar essa CPI", defendeu.

A oposição indicou sua tropa de choque para integrar a CPI mista com o objetivo de aprofundar as investigações sobre as irregularidades no uso dos cartões por integrantes do governo federal. DEM e PSDB escolheram parlamentares com perfil de embate para evitar que os governistas, com maioria na comissão, blindem o Palácio do Planalto nas apurações.

O DEM indicou os senadores Demóstenes Torres (GO) e Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) para titulares, além do líder José Agripino Maia (RN) e do senador Efraim Morais (PB) como suplentes. Já o PSDB escolheu os senadores Marisa Serrano (MS) e Marconi Perillo (GO) para titulares e Álvaro Dias (PR) e Flexa Ribeiro (PA) para suplentes.

O PT da Câmara indicou oficialmente os deputados Luiz Sérgio (RJ), Paulo Teixeira (SP), Vignatti (SC) e Nilson Mourão (AC) para integrarem a CPI. No Senado, o partido indicou as senadoras Serys Slhessarenko (PT-MT) e Fátima Cleide (PT-RO) para titulares da CPI.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página