Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2008 - 13h13

Oposição ameaça deixar CPI dos Cartões em represália à suposta blindagem do governo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Parlamentares da oposição ameaçam abandonar a CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos se integrantes da base aliada do governo insistirem em blindar a Presidência da República nas investigações. A oposição está irritada com o comportamento dos governistas que, além de terem conseguido evitar a convocação imediata de ministros acusados de irregualidades no uso dos cartões corporativos, também estariam trabalhando para evitar a quebra do sigilo dos cartões da presidência.

"Acho que a oposição deve decidir nesta semana se fica na CPI. A estratégia do governo é escamotear as investigações. Temos que analisar se vamos nos afastar. Não podemos mais acreditar em papai noel, os governistas vão adotar todo o tipo de manobra protelatória", disse o vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) reconheceu que a folgada maioria de governistas na CPI poderá trazer prejuízos às investigações. Assim como Dias, o democrata não descarta deixar a comissão caso a oposição não avance na apuração das irregularidades.

"É uma pizza requentadíssima. O governo quer esvaziar completamente a CPI, tem maioria sólida de pessoas que estão na comissão mais para fazer barulho do que para investigar", disse Demóstenes.

Dias criticou o cronograma apresentado pelo relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que prevê as investigações sobre as recentes irregularidades no uso dos cartões corporativos somente na segunda etapa de trabalhos.

"Isso é uma estratégia protelatória. A estratégia é escamotear as investigações. Tem os que acham que sair da CPI é fugir do debate, mas temos responsabilidade de produzir", afirmou.

Legítimo

Vice-líder do PMDB no Senado e integrante da CPI, Almeida Lima (SE), negou que o governo esteja manobrando para privilegiar integrantes e ex-integrantes nas investigações. Mas, segundo ele, a reação da oposição em ameaçar o abandono da comissão é um "direito legítimo".

Porém, o peemedebista afirmou que os oposicionistas devem ter cuidado para não exceder nas suas reações. "A oposição não tem direito é de agir fora do regimento nem de agridir. Isso, não. Quer reclamar? Ameaçar? Pode. Uma coisa é certa: o governo para se sustentar tem de ter maioria no Parlamento, é o nosso caso", afirmou Almeida Lima.

Para o peemedebista, é perfeitamente aceitável também que a base aliada que apóia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva siga as recomendações do Palácio do Planalto. "O fato de o governo orientar a ação parlamentar é legítima", disse ele. "Por vezes, o que resta à oposição é resignar-se", reagiu o senador.

Cronograma

No cronograma de trabalhos, a CPI priorizou na primeira etapa das investigações os depoimentos dos ministros da CGU (Controladoria Geral da União), Jorge Hage, e do Planejamento, Paulo Bernardo. O objetivo do relator é ouvir dos ministros as informações referentes ao uso dos cartões na administração federal.

Na semana que vem, a CPI também ouvirá o depoimento do ex-ministro do Orçamento Paulo Paiva, que ocupou o cargo no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Depois dos primeiros 20 dias de investigações é que a CPI pretende ouvir os ministros Orlando Silva (Esportes), Altemir Gregolin (Pesca) e a ex-ministra Matilde Rieiro (Igualdade Racial) --suspeitos de usar irregularmente o cartão.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página