Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2008 - 11h07

CPI vai votar requerimentos polêmicos após análise de matérias consensuais

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio ao embate entre governo e oposição sobre o dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a CPI Mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos decidiu dar início à reunião desta terça-feira com a votação de requerimentos que não são considerados "polêmicos" pelos parlamentares. A oposição protestou contra a decisão, mas se mostrou disposta a aprovar os requerimentos --mesmo na defesa da votação daqueles que quebram o sigilo de gastos do governo federal com cartões.

"Nós não instalamos CPI para fazer dela uma tribuna, em que fatos já conhecidos possam repercutir. Queremos as quebras de sigilo, o objetivo é colocar à luz os gastos do governo. O que estamos aprovando hoje não significa um avanço. Mas é do nosso dever aprovar todos os requerimentos, por isso estamos fazendo", protestou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

"Isso aqui está mais morno que um conclave. Nem um conclave na escolha do papa é assim tão tranqüilo na Capela Sistina", ironizou o deputado Vic Pires (DEM-PA).

A CPI já aprovou, desde o início da reunião desta manhã, requerimentos com o pedido de documentos e informações de cartões corporativos à CGU (Controladoria Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União), Ministério Público, PGR (Procuradoria Geral da República) e Ministério do Planejamento, entre outros.

Polêmicos

A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), prometeu colocar em votação os requerimentos "polêmicos" após a análise das matérias consensuais --incluindo os que quebram os sigilos de gastos do governo com cartões corporativos. Serrano negou que a comissão esteja disposta a abrir mão das votações dos requerimentos polêmicos.

"Em nenhum momento, nenhuma CPI é instalada para bisbilhotar quem quer que seja. Estou lutando por instrumentos que são fundamentais para a democracia e para esta Casa. A CPI tem o direito de poder, sim, quebrar o sigilo, seja fiscal, telefônico ou qualquer tipo de sigilo, para o esclarecimento de qualquer fato. Isso aqui é o poder, e tem todo o direito de abrir sigilo e o achar", enfatizou.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página