Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2008 - 12h44

Oposição dribla governistas e aprova requerimento que pede informações de Lorenzetti

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI das ONGs (organizações não-governamentais) aprovou nesta terça-feira requerimento que solicita ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) o envio de dados referentes a movimentações "atípicas" do petista Jorge Lorenzetti. Conhecido como churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lorenzetti é acusado de irregularidades na ONG UniTrabalho, da qual é colaborador.

Apesar da disposição do governo de "blindar" o petista nas investigações, o requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi aprovado com um voto de diferença, depois do apoio do senador Valter Pereira (PMDB-MS) ao pedido. O tucano reconheceu que só conseguiu "furar o bloqueio" dos governistas porque Pereira decidiu apoiar a aprovação do seu requerimento.

"O placar estava apertado e o Valter resolveu me acompanhar porque não era quebra de sigilo. Não consegui aprovar outros requerimentos em conseqüência da blindagem do governo. Se não houver movimentação atípica, o Coaf vai informar. Se houver, o órgão vai nos detalhar o que ocorreu", disse Dias.

Ex-coordenador da área de inteligência da campanha à reeleição do presidente Lula, Lorenzetti também foi acusado de ser um dos "aloprados" que teria participado da articulação de dossiê com denúncias contra o então candidato José Serra (PSDB) --governador de São Paulo-- nas eleições de 2006. O suposto dossiê teria sido montado pela família Vedoin, pivô da máfia dos sanguessugas.

O petista foi o primeiro diretor-executivo da UniTrabalho entre 1996 e 1998. Mas argumentou, em depoimento à CPI das ONGs, que não geriu os trabalhos da instituição durante o governo Lula --apenas teria participado como colaborador em negociações envolvendo a UniTrabalho.

No requerimento aprovado pela CPI, Dias afirma que a UniTrabalho "recebeu vultosos recursos governamentais" durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ---motivo que leva a oposição a investigar Lorenzetti.

"O conhecimento sobre possíveis movimentações bancárias que possam ser enquadradas como atípicas do senhor Jorge Lorenzetti é um elemento importante no processo de investigação em que a CPI está inserida. O próprio Tribunal de Contas da União reforça essa posição pois, reiteradamente em suas discussões, afirma que a CPI tem mais poderes de investigações que o tribunal", disse Dias.

Comentários dos leitores
José Candido (6) 09/06/2009 20h08
José Candido (6) 09/06/2009 20h08
O brasileiro é pirata por origem (PO) e isso nunca vai mudar. E o ditado que diz "Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão" esta sendo levado à risca. Tem ONG de todo tipo, e para todos os fins. E o pior é que tem PT infiltrado em todos os setores públicos do país. Será que eles pensam que essa proposta burra de todo mundo viver às custas dos impostos vai durar muito tempo? Sem ninguém produzir nada? Cuba já era. URSS desmoronou. A China vive de trabalho escravo. Albania ninguém nem escuta falar mais. Acorda gente. O Feijão e o Sonho é só conto da carochinha. E a galinha dos ovos de ouro? O velho fez coxinha dela. O PT quer fazer o mesmo com o nosso país. sem opinião
avalie fechar
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h55
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h55
O descredito e inoperancia do Congresso Nacional junto a opiniao publica tem nome: chama-se PSBB. 7 opiniões
avalie fechar
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h38
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h38
O PSDB ameaça trancar votações do Senado em protesto à manobra para tirar Virgílio de CPI, assim paralizando o Brasil, essa tem sido nos ultimos sete anos a extrategia deles, travar as votacoes no congresso nacional, assim pensam que voltarao ao poder promovendo a desordem, o retrocesso e aires de caos no Brasil, acreditam que serao favorecidos ao alcancar sua meta, almejam favorecimento ao protagonizado sua tese de que no Brasil: " o quanto pior, melhor " ! 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (200)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página