Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2008 - 13h13

CPI dos Cartões rejeita convocação de braço-direito de Dilma Rousseff

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Cartões Corporativos rejeitou nesta quinta-feira, por 13 votos a seis, a convocação da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, para explicar à comissão o vazamento de informações que deram origem ao dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Erenice é apontada por reportagem da Folha como mandante da organização do suposto dossiê. A Casa Civil nega o dossiê, mas admite que há um banco de dados.

A base votou em peso contra a convocação da secretária-executiva, após orientação do Palácio do Planalto para que os aliados rejeitem todos os requerimentos de convocação de integrantes do governo.

O banco de dados que teria sido montado a pedido de Erenice é paralelo ao Suprim, sistema oficial de controle de despesas com suprimentos de fundos do governo.

Com ampla maioria na CPI, os governistas também rejeitaram requerimento de convocação da chefe de gabinete da secretaria-executiva da Casa Civil, Maria de Soledad Bajo Catrillo. Ao lado de Erenice, Soledad é apontada como responsável por vazar as informações do banco de dados da Casa Civil que resultaram no dossiê anti-FHC.

A base aliada do governo mobilizou sua tropa de choque na comissão para evitar a convocação das servidoras da Casa Civil.

"Desde ontem, essas duas funcionárias deixam de ser suspeitas. O senador Álvaro Dias [PSDB-PR] admitiu ontem que recebeu o dossiê com dados sigilosos com gastos da presidência. Ele foi atravessador de uma encomenda fruto de um crime. Essas senhoras, coitadas, deixam de ser suspeitas", disse a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC).

A oposição, por outro lado, atribui às duas funcionárias o vazamento de informações que deram origem ao dossiê. Líderes da oposição saíram em defesa de Dias ao afirmar que a Casa Civil teve participação direta na elaboração do dossiê, uma vez que o órgão montou um banco de dados com informações sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique com os cartões corporativos.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página