Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2008 - 08h20

CPI mista dos Cartões deve ouvir hoje ministros Jorge Félix e Orlando Silva

Publicidade

da Folha Online

A CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos deve ouvir hoje os ministros Jorge Félix (Segurança Institucional) e Orlando Silva (Esporte). Félix, por exemplo, deve falar da necessidade de manter sob sigilo os gastos da Presidência com cartão corporativo por motivo de segurança nacional.

Já Orlando Silva deve ser questionado na CPI sobre o gasto de R$ 8 em uma tapiocaria de Brasília --quantia paga com cartão corporativo. Após a suspeita de ter usado irregularmente o cartão, o ministro devolveu R$ 30 mil para os cofres públicos.

Nesta quarta-feira (09), a CPI vai ouvir a ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) e o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda. Na quinta-feira serão ouvidos o ministro Altemir Gregolin (Pesca) e o ex-ministro do Gabinete da Segurança Institucional Alberto Cardoso --que atuou na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Futuro da CPI

A presidente da CPI dos Cartões, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse que decide nesta semana se a comissão mista terá continuidade ou não. Na semana passada, ela ameaçou encerrar os trabalhos da comissão se não conseguisse aprovar os requerimentos de convocação.

Maioria na CPI, a base governista conseguiu rejeitar na quinta-feira passada (03) 29 requerimentos de convocação para que nove servidores do governo federal prestassem depoimentos à CPI dos Cartões sobre o uso dos cartões.

Serrano alega que sem os depoimentos, apenas o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) --relator da comissão-- deverá continuar trabalhando para concluir o relatório final da CPI.

Entre os requerimentos rejeitados pela comissão estão os que convocam a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e sua chefe de gabinete, Maria de Soledad Bajo Catrillo, suspeitas de sistematizar informações do Palácio do Planalto que deram origem ao suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página