Brasil
09/04/2008 - 07h26

Geddel diz que rompimento da aliança com PT deixa PMDB livre em 2010 na Bahia

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O ministro peemedebista Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) disse ontem que a decisão do PT baiano de lançar um candidato próprio para a Prefeitura de Salvador, rompendo a aliança com o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), desobriga o PMDB de ter "um alinhamento automático" com o PT baiano em 2010, quando o governador petista Jaques Wagner deverá disputar a reeleição.

O ministro disse também que "evidentemente" os secretários municipais petistas vão deixar a administração da capital.

"O PMDB não se sente obrigado a ter alinhamento automático com o PT da Bahia no processo eleitoral nem agora nem em 2010, porque se inaugurou um novo modelo de fazer política pelo PT da Bahia."

Segundo Geddel, o modelo é o seguinte: "Você pode participar de um governo, pode estar integrando um governo com secretarias e, quando faltar quatro meses do período da eleição, você toma outro rumo", reclamou o ministro. "Eu não faria assim", completou.

O PT da Bahia decidiu anteontem que irá lançar um candidato próprio para disputar a Prefeitura de Salvador e que não irá apoiar a candidatura à reeleição de João Henrique. Em 2006, Jaques Wagner recebeu o apoio do PMDB.

Geddel vinha trabalhando para que a aliança entre os dois partidos fosse mantida na eleição deste ano.

Segundo Geddel, a aliança entre PMDB e PT em Salvador era uma coisa "absolutamente natural" já que o PT faz parte da administração municipal com quatro secretarias.

"O PT integra o governo João Henrique com quatro secretarias. É responsável pelo sucesso ou pelo eventual fracasso. É uma coisa absolutamente natural [a aliança] e era esta a expectativa do PMDB", disse.

Para o ministro, não houve rompimento entre os partidos e a decisão do PT em lançar candidato está "dentro da autonomia" partidária.

"Eu não tenho que cobrar explicações do PT. O PT vai dar explicações para a opinião pública", disse o ministro

O ex-ministro José Dirceu (PT) criticou ontem em seu blog a decisão do PT baiano em não apoiar a reeleição de João Henrique e afirmou que o partido está cometendo um erro.

Comentários dos leitores
Luís da Velosa (1323) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1323) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (87) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (87) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
sem opinião
avalie fechar
Fatima Medeiros (15) 26/10/2009 20h57
Fatima Medeiros (15) 26/10/2009 20h57
QUE MARAVILHA NÃO VAI SOBRAR NINGUEM!!!! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8157)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca