Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2008 - 18h51

Procuradoria pede explicações sobre gastos de reitor da Unifesp no exterior

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público Federal em São Paulo encaminhou hoje um ofício ao reitor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ulysses Fagundes Neto, cobrando explicações sobre gastos efetuados por ele no exterior com cartões corporativos entre 2006 e 2008. A Procuradoria também enviou um oficio à CGU (Controladoria Geral da União) pedindo a cópia dos procedimento instaurado pelo órgão sobre o assunto.

Segundo nota encaminhada pela Procuradoria, o procurador Sergio Suiama abriu um procedimento sobre os gastos com cartões corporativos na Unifesp, mas nas planilhas apresentadas pelo reitor não constavam as despesas efetuadas fora do Brasil.

Por meio de dois ofícios, datados de 3 e 24 de março, o reitor repassou à Procuradoria parte das despesas efetuadas e os nomes dos servidores que utilizaram os cartões de 2006 até agora.

Fagundes Neto também enviou faturas mas sem a descrição detalhada das despesas. Esses detalhes só foram enviados no dia 24, mas não informavam as datas de algumas despesas nem constavam os gastos no exterior.

A Procuradoria também pediu ao reitor detalhes sobre as despesas feitas em restaurantes e farmácias. "[A Procuradoria] quer que o reitor apresente as notas fiscais dessas despesas e documentos, tais como relatórios de atividade, que comprovem a finalidade pública da despesa", diz a nota.

Segundo a assessoria de imprensa da Unifesp, o oficio foi recebido hoje pelo reitor. "A Procuradoria deu um prazo de cinco dias úteis para que a documentação completa seja encaminhada, e a Unifesp vai respeitar esse prazo", disse.

Reportagem de hoje da Folha revela que Fagundes Neto gastou quase R$ 12 mil em viagens internacionais nos últimos dois anos com seu cartão corporativo. Ele fez compras em lojas de eletrônicos nos Estados Unidos, em lojas de cerâmicas na Espanha e comprou malas Samsonite em Hong Kong.

Movimento estudantil

Os estudantes da Unifesp convocaram uma assembléia geral dos estudantes para amanhã. Segundo nota oficial, será decidido "uma agenda de atividades em resposta às denúncias apresentadas".

"Esses gastos foram um absurdo. Queremos que as denuncias sejam apuradas, mas também queremos ouvir as justificativas do reitor", disse o coordenador-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Thiago Cherbo.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página