Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2008 - 18h47

Conselho Universitário da UnB adia discussão sobre escolha de novo reitor

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O Conselho Universitário da UnB (Universidade de Brasília) adiou para amanhã a decisão para definir os critérios para a escolha do reitor temporário em substituição a Timothy Mulholland, que renunciou ao cargo ontem.

Após cerca de três horas de reunião, ficou acertado que amanhã à tarde serão definidos os critérios e avaliados os nomes que serão apresentados ao ministro Fernando Hadadd (Educação) até as 18h.

Durante a reunião de hoje, foram sugeridos os seguintes nomes: Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e professor aposentado da Faculdade de Direito; Roberto Aguiar, professor de Direito; Antonio Ibañez Ruiz, ex-reitor da UnB e professor aposentado da Faculdade de Engenharia Mecânica; Décio Garcia Muñoz, professor aposentado da Faculdade de Economia; senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-reitor da UnB; Issac Roitnan, professor da Faculdade de Biologia; José Geraldo de Souza Júnior, professor da Faculdade de Direito; e Estevão Martins, professor da Faculdade de Ciências Humanas.

"A tendência é escolher um nome da própria UnB, mas não há restrições sobre o fato de o indicado ser aposentado ou integrante externo da universidade", afirmou José Carlos Balthazar, que presidiu a reunião do Conselho Universitário.

A reunião realizada hoje foi cercada de intenso debate promovido pelos alunos que defendem a garantia de que o reitor temporário crie condições para realizar eleições paritárias --nas quais os votos dos professores, estudantes e servidores terão o mesmo peso.

Essa é a principal condição dos alunos para suspender a ocupação da reitoria que hoje completou 12 dias.

"Não é um ato de vandalismo mas de defesa da instituição. Há muitos anos não havia interlocução [com a administração da UnB]. Nós derrubamos essa gestão com muita luta", afirmou Fábio Felix, um dos coordenadores do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Os estudantes marcaram para a próxima quarta-feira uma assembléia para definir se o protesto será mantido por mais algum tempo. Uma das coordenadoras do movimento, Luiza Oliveira, afirmou hoje que os estudantes só aceitam o reitor temporário se ele pertencer aos quadros da UnB, não tiver vínculo com a gestão anterior, não tiver ligações com organizações privadas, não for candidato nas próximas eleições para escolha do novo comando da universidade e garantir que a escolha da nova reitoria será feita de forma paritária e que as contas dos contratos firmados entre as fundações e a UnB serão abertas.

Comentários dos leitores
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
Revolução?
Sim, sou favorável!
Em palavras que aprendi com outros:
"Não é de novas partilhas pela violência, mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco. Nietzsche.".
"..Sim, há progresso da humanidade na justiça , mas esse progresso de nossa liberdade, devido inteiramente ao progresso de nossa inteligência , não prova certamente nada para a bondade de nossa natureza;"mais a frente,diz: "..apeguei(o homem) ao tríplice dogma da prevaricação, da condenação e da redenção , isto é, da perfectibilidade por meio da justiça"Proudhon.
"As massas sob regime despótico só conhecem a dependência , a submissão, a sujeição; a obediência passiva satisfaz a sua filosofia política;carecem da força e da resistência contra o que elas julgam o inevitável, deixam-se adormecer na apatia.".Jhering
De um brasileiro:"Quanto mais a sociedade política se aperfeiçoa, mas vão sendo cerceadas as possibilidades do emprego da força por parte dos indivíduos...porque o poder político visa monopolizar os meios de ação coercitiva e chama a si a arbitragem de todos os conflitos e o emprego regular de toda coação material"-Caetano M.
Concluo com Jhering:"Para o homem não inteligente é muda a experiência , que aproveita ao ser inteligente , dotado da força moral para seguir as suas lições(...)O Poder público recorre ao Direito porque nele descobre o seu interesse bem entendido.".
39 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
A censura só me leva a conclusão de que o que escrevo é lido e está incomodando, até mesmo a Folha Online-Comentários.
O silêncio é ensurdecedor!
Mas, ainda não escutei nada.
38 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
ATENÇÃO !
DENÚNCIA PÚBLICA E SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS.
OSTENSIVOS INDÍCIOS APRESENTAM AUTOR DE COMENTÁRIO INFRINGINDO pela 14ª VEZ OS "TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" , AFORA A POSSIBILIDADE DE TAMBÉM O ART. 299 do CP - Falsidade Ideológica.
a) - FATO:
Na página "Ocupação da UnB" há um comentário no dia 22/04/2008 14h33 (que remete a 13 outros) atribuído a "josé reis barata barata ." com um ponto (.) ao final, induzindo à ocorrência de homônimo homógrafo com este denunciante e comentarista, exceto quanto ao ponto (.) ; portanto e de má-fé,"alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante".
b) - NORMA INFRINGIDA:
"TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" da FOLHA ONLINE PRESCREVE :
6."...prerrogativa da Folha Online...restringir quaisquer conteúdos que violem...ás disposições do presente instrumento,...ou as normas MORAIS, aos BONS COSTUMES e à LEGISLAÇÃO VIGENTE.
Formas de acesso e cadastro ao comentário:
12.O usuário deverá fornecer informações VERDADEIRAS,EXATAS, ATUAIS E COMPLETAS SOBRE SI MESMO quando efetuar o registro no formulário para realizarem um comentário.
15.A Folha Online registra o IP...para auxiliar nos casos e que se faz necessário a identificação do autor de um comentário."
c) DO PEDIDO:
I-que se verifique no cadastro do autor a veracidade das informações prestadas "sobre si mesmo";
II- na hipótese de não corresponderem a verdade, por hora, imediata exclusão do infrator.
89 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página