Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2008 - 16h00

CPI dos Grampos aprova convocação de Paulo Lacerda e diretor-geral da PF

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI das Escutas Clandestinas da Câmara aprovou nesta quarta-feira a convocação do diretor-geral afastado da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Luiz Fernando Corrêa, para prestarem depoimento sobre as denúncias de grampos telefônicos supostamente realizados pela agência contra autoridades dos três Poderes.

Os deputados, no entanto, ainda não definiram quando eles prestarão depoimento à comissão para comentar as denúncias.

Apesar de Lacerda ter se apresentado espontaneamente para depor à CPI há duas semanas, os parlamentares querem ouvi-lo novamente depois que a revista "Veja" publicou denúncia de escutas clandestinas realizadas supostamente pela Abin contra autoridades federais, como o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes.

Cinco deputados apresentaram à CPI requerimentos semelhantes com o pedido de convocação de Lacerda. Apesar da maioria dos parlamentares concordar com a sua convocação, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) se mostrou contrário a um novo depoimento do ex-diretor da Abin.

"Gostaria de solicitar a retirada dos requerimentos para que ele seja ouvido em outra oportunidade. Vai repetir o que já disse aqui? A gente faz frisson, mas não conseguimos avançar nas investigações. Acho que nesse momento seria precipitado, gostaria que numa oportunidade mais à frente ele fosse chamado quando houvesse necessidade real para haver contraditório capaz de avançarmos", afirmou o deputado.

O relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), defendeu a aprovação do requerimento ao afirmar que Lacerda precisa explicar as novas denúncias contra a Abin, que resultaram no seu afastamento do cargo.

"Não convocamos ninguém sem que haja necessidade, para fazermos flashes de rádio e televisão. É dar uma oportunidade para o doutor Lacerda esclarecer os últimos elementos surgidos. Foi por iniciativa dele que ele veio à CPI. O fato de aprovarmos o requerimento não significa dizer que estará aqui na semana que vem. Vamos decidir qual o melhor momento do doutor Lacerda vir ou não", disse.

Satiagraha

A CPI também aprovou requerimento para pedir ao juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, a quebra de sigilo das informações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O juiz foi responsável por expedir os pedidos de prisão dos suspeitos de envolvimento com crimes desmontados pela operação da PF.

A comissão ainda aprovou requerimento com o pedido de quebra do sigilo da Operação Chacal, da PF, que investigou a suposta operação de espionagem da Kroll no processo de venda da empresa Brasil Telecom.

Comentários dos leitores
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Sobre a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Demo tucano e a mídia conservadora tudo a ver!!! 2 opiniões
avalie fechar
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
E agora? Será que aquela "revista" semanal, o Senador e o Ministro que afirmaram à Nação que houve diálogo, destes últimos, grampeado, serão chamados a explicar - e comprovar - o que de fato ocorreu? ou aquela "notícia" foi divulgada supostamente apenas para desmoralizar a investigação da PF sobre o Banqueiro condenado? 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1562)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página