Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2008 - 11h10

Dom Cappio ganha Prêmio pela Paz em Sobradinho (BA)

Publicidade

da Folha Online

O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, que por duas vezes fez greve de fome contra a transposição do rio São Francisco, recebeu no último sábado, em Sobradinho (BA), o Prêmio pela Paz, concedido pela Pax Christi Internacional.

Segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra), ele recebeu o prêmio pelo trabalho de luta em favor dos menos favorecidos, pela preservação da vida e das comunidades ribeirinhas do rio São Francisco.

No mesmo dia, em Sobradinho, romeiros, representantes de entidades e movimentos sociais, pastorais e religiosos, participantes da 5ª Romaria das Águas, permaneceram na Capela de São Francisco em jejum, reflexão e oração.

"Esta é uma resposta concreta de solidariedade e de intensificar a luta em defesa do São Francisco e de tantas outras no Brasil. É uma alegria voltar à cidade e relembrar todos os momentos de fé e luta que passamos aqui no ano passado. E ao mesmo tempo de tristeza, por saber que os problemas sociais e com a água continuam. Nunca se produziu tanto alimento, e nunca se passou tanta fome e sede no mundo. O nosso grito é pela vida, pelo sagrado direito das pessoas se alimentarem e de ter acesso à água para beber e viver. Nesta Romaria e com o Jejum confirmamos a nossa luta", afirmou d. Cappio.

Dom Cappio fez duas greves de fome contra a transposição do rio, uma em 2005 e outro em 2007. Criada em 1945, na França, a Pax Christi Internacional é um movimento católico de respeito aos direitos humanos, justiça e reconciliação em regiões devastadas por conflitos.

Projeto

Estimado em R$ 4,5 bilhões até 2010, o projeto de transposição do rio São Francisco é a maior obra anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra completa, dividida em 14 lotes, prevê a construção de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos --Norte e Leste.

Eles levarão uma parcela das águas do rio a quatro Estados atingidos pelas secas: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O projeto de transposição divide a região Nordeste. Bahia, Sergipe e Alagoas --Estados que são chamados de 'doadores' das águas do rio-- são contrários às obras. Por outro lado, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará --que serão receptores das águas transpostas-- defendem a liberação da licença ambiental para que o projeto tenha início.

O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e cruza o Nordeste pelos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Pelo projeto de transposição, canais a serem construídos levariam água para o interior de Pernambuco, para o Ceará, para a Paraíba e para o Rio Grande do Norte.

Comentários dos leitores
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
SEM COMENTÁRIO sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Querem transformar a terra da rapadura em terra de gente com dentes cariados. É tendência de mercado. Existe aqui no nordeste uma maioria de povo ignorante e fácil de massificar. Chegaram aqui os grandes empresários que estão construindo uma arca. Só que esta carregará apenas toneladas em dinheiro. O Brasil é um dos pouco países que divide os hemisférios. Existe a chance de se trazer prosperidade a muita gente, mas a desigualdade social sempre se fará visível como em São Paulo. Daqui alguns anos, o povo da região sul migrará para o norte! sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Ricardo de Costas, o pelego, aquele que tudo sabe, combatendo a todos na folha! Se houvesse uma investigação séria nas contas da petrobras , os barbudinhos iriam para a cadeia, Roubosseff também.
-
Agora isso não vai acontecer, quem não abre mão de ter as relatorias e de controlar a "prisidença" do Senado? Outro caminho seria o TCU ou a polícia federal. Qualquer um chega as mesmas conclusões:
-
"- O seu dinheiro é a nossa energia!!"
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página