Brasil
27/11/2008 - 17h04

Tarso diz que Protógenes será punido se investigação apontar responsabilidade

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Justiça) disse nesta quinta-feira que o afastamento do delegado Protógenes Queiroz da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal foi uma medida administrativa "normal e corriqueira", já adotada pela instituição em "casos semelhantes". Tarso disse que o delegado será punido ao final das investigações na PF se ficar comprovado que cometeu irregularidades no comando da Operação Satiagraha.

"Punição ele vai receber quando terminar o inquérito, se ele tiver responsabilidades", afirmou.

O ministro evitou comentar declarações do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, de que o afastamento de Protógenes da Diretoria de Inteligência é conseqüência do perfil "quase partidário'"adotado pelo delegado desde que deixou o comando da Operação Satiagraha. "Se ele [Corrêa] disse isso, deve estar fundamentado", afirmou o ministro.

A exemplo de Tarso, Correia considerou "normal" o afastamento de Protógenes da Diretoria de Inteligência após as denúncias de vazamento de informações na operação.

"A área de inteligência é muito sensível para abrigar alguém que já tenha um perfil quase que partidário. (...) A regra no setor de polícia é a regra da apartidarização. O funcionário público da Polícia Federal só pode ser partidário quando entra na cabine de votação e dá o seu voto", afirmou Corrêa.

Desde que foi afastado do comando da Satiagraha por suspeitas de vazar informações sigilosas, Protógenes vem participando de uma série de atos políticos anti-corrupção, com o apoio do PSOL. O delegado também disparou diversas críticas ao comando da PF e às articulações que resultaram no seu afastamento da Operação Satiagraha.

O delegado foi afastado do comando das investigações em julho, quando deu início a um curso superior na Polícia Federal. Oficialmente, a PF argumentou que o delegado deixou o caso para participar do curso.

Posteriormente, porém, Protógenes confirmou que foi afastado da Satiagraha pela cúpula da Polícia Federal devido à postura adotada nas investigações.

Corrêa disse que os desentendimentos entre Protógenes e seus superiores hierárquicos já sinalizava que sua permanência na Diretoria de Inteligência da PF seria insustentável. O diretor evitou comentar a declaração do agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Márcio Seltz, à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, de que o diretor-geral afastado da agência Paulo Lacerda teve acesso a grampos telefônicos realizados na Satiagraha.

Comentários dos leitores
Nelson Vaughan (107) 22/11/2009 13h58
Nelson Vaughan (107) 22/11/2009 13h58
Infelizmente o STJ decide, mais uma vez, de forma política e em defesa de interesses particulares, envolvendo-se politicamente nas decisões. É uma pena ver o poder judiciário se prestar pasra isso. sem opinião
avalie fechar
jeferson pereira maciel (1) 18/11/2009 19h57
jeferson pereira maciel (1) 18/11/2009 19h57
É uma falta de respeito com nos paraence o que o Bancario esta fazendo. nosso estado não deve se cala diante de tanta omilhação, temos que nos valorizar, somos pequenos diante dele mas somos capazes. 2 opiniões
avalie fechar
Comentarista Brasil (88) 17/11/2009 12h41
Comentarista Brasil (88) 17/11/2009 12h41
Em qualquer país decente do mundo um delegado como esse que foi afastado já estaria preso. Mas no Brasil parece que ele vai virar herói, no que depender, é claro, dos paladinos da moralidade (alheia, é claro). No mais, parabéns ao STF e ao CNJ, que têm corrigido os delírios de alguns juízes que ainda pensam ser deuses, mas estão aprendendo, em público e para o país todo ver, que manda quem pode e obedece quem tem juízo. É isso, simples assim, queiram ou não algumas viuvinhas. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4922)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca