Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2003 - 11h18

Tião Viana diz que renuncia hoje à liderança do PT no Senado

FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília

O senador Tião Viana (AC) informou hoje à Folha Online que irá renunciar à liderança do PT na Casa. Segundo ele, a decisão foi apresentada na reunião pela manhã da bancada de senadores com o presidente do partido, José Genoino.

"Vou renunciar hoje à liderança", afirmou Viana, que deve ser substituído pelo senador Roberto Saturnino (RJ).


Sérgio Lima/ FI
Insatisfeito com caso dos radicais, Tião Viana (AC) diz que renuncia à liderança
do PT no Senado

O desgaste no caso dos radicais é a principal razão da renúncia. A Folha Online apurou que Viana teria pressionado a bancada petista a desistir de assinar documento de apoio aos radicais do partido --pelo menos 8 dos 14 senadores já teriam assinado--, mas não obteve sucesso.

De acordo com o senador Paulo Paim (RS), o documento redigido pela bancada pedia que se abrisse processo de negociação com radicais, ao invés de um processo na comissão de ética. Viana disse na reunião que o texto contrariava a decisão da executiva e que iria abrir mão da liderança.

Como líder no Senado, Viana integra a Executiva Nacional do PT, que na segunda-feira (12) aprovou abertura de processo para punir os radicais na Comissão de Ética do partido. Viana votou a favor da abertura de processo.

Pela decisão da executiva, a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados João Batista Araújo, o Babá (PA), e Luciana Genro (RS) devem apresentar defesa das acusações de expor o governo negativamente na mídia. A comissão julgará se deve haver punições e quais serão.

O motivo oficial será apresentado pelo próprio senador em entrevista coletiva, marcada para as 11h30.

Um dos pivôs da disputa na bancada, Heloísa Helena mostrou-se surpresa e disse que espera que Viana reconsidere sua decisão.


Leia mais
  • Para Pellegrino (BA), renúncia de Viana abre crise no PT
  • Suplicy e sociólogo vão defender radicais no PT
  • 21 mil servidores ganham mais que Lula
  • Intelectuais condenam processo contra petistas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página