Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2009 - 10h38

US$ 450 mi bloqueados nos EUA são de grupo de Dantas

Publicidade

da Folha Online

A decisão da Justiça norte-americana de bloquear cerca de US$ 450 milhões mantidos pelo Grupo Opportunity, de Daniel Dantas, naquele país, atinge todo o entorno pessoal e profissional do banqueiro, informa nesta quinta-feira reportagem de Lilian Christofoletti e Mario Cesar Carvalho, publicada pela Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

Segundo a reportagem, eventuais contas de familiares, sócios, funcionários, empresas e advogados que vierem a ser localizadas pelos EUA também ficarão indisponíveis.

A pedido de autoridades brasileiras, o juiz John B. Bates, do Distrito de Colúmbia (Washington, DC), determinou o bloqueio geral e irrestrito de seis contas ligadas direta ou indiretamente a Dantas nos EUA.

A Folha informa que a indisponibilidade deverá atingir eventuais contas que venham a ser identificadas nos EUA, e que tenham como beneficiários: "Daniel Dantas, Verônica Valente Dantas [irmã], Dório Ferman [sócio] e Arthur Joaquim de Carvalho [ex-cunhado], além de agentes, funcionários, advogados, familiares ou qualquer pessoa ou empresa" vinculada ao banqueiro.

No Brasil, Dantas é investigado por supostos crimes financeiros, como gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

Outro lado

O advogado Andrei Zenkner Schmidt, que defende Dantas, afirmou que ainda não teve acesso à decisão do juiz norte-americano.

"Vamos pedir o desbloqueio porque a movimentação é totalmente legal. O bloqueio foi um equívoco. Como não tivemos acesso à decisão judicial, fica difícil mapear a situação e ver o que está acontecendo."

Em nota, o Opportunity informou que a Satiagraha "foi marcada por ilegalidades, abusos de poder, falsa imputação de crimes, acusações levianas e uso ostensivo da mídia".

Leia a reportagem completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
JUSTIÇA BRASILEIRA:
Imagine aquela estatual que representa a justiça como ela realmente deveria sr. A balança que ela segura estaria pendendo para o lado em que a bandeja estaria cheia de ouro e a venda nos olhos é transparente. Esta é a justiça brasileira. Besta de quem acha que dinheiro não compra qualquer coisa.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Erro de Protógenes: Mexer com banqueiro. sem opinião
avalie fechar
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Rui, o Itamar e o Sarney NÃO foram eleitos pelo voto popular........ assumiram o posto por acidente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5059)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página