Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2009 - 10h13

TSE retoma hoje julgamento do processo contra Jackson Lago

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai retomar nesta terça-feira o julgamento do processo contra o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), acusado de irregularidades durante a campanha eleitoral de 2006.

Na última sessão, o julgamento foi adiado porque o ministro Fernando Gonçalves, por motivos de saúde, não pôde participar --o regimento do tribunal determina que todos os ministros da Corte estejam presentes em casos de perda de mandato.

Gonçalves sentiu-se mal e teve que ser atendido no InCor (Instituto do Coração) de Brasília. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, tem poderes para convocar um suplente para participar do julgamento na vaga em aberto, mas Gonçalves pediu o adiamento do caso porque deseja participar de sua análise.

Na semana anterior, o tribunal também havia adiado o julgamento depois que o ministro Joaquim Barbosa se julgou impedido de participar. Como Barbosa foi substituído no julgamento pelo ministro Ricardo Lewandowski, o processo reiniciou sua tramitação no tribunal porque o ministro não tinha conhecimento do caso --o que inclui a sua leitura e novas sustentações orais dos advogados de acusação e defesa.

Barbosa se declarou impedido de participar do julgamento por razões pessoais, mas não deixou claro os motivos do seu impedimento. No final do ano passado, o ministro chegou a abandonar o julgamento do processo contra o governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), cassado na terça-feira (17), depois que o ministro Arnaldo Versiani pediu vista da matéria.

Na ocasião, Barbosa criticou o adiamento porque o governador estava no cargo sustentado por decisões liminares.

Polêmica

O processo começou a ser julgado pelo plenário do TSE em 19 de dezembro de 2008. O ministro Eros Grau, relator do processo, já declarou seu voto pela cassação de Lago e do vice-governador do Estado, Luiz Carlos Porto (PPS).

O pedido de cassação de mandato foi feito pela coligação da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), candidata derrotada por Lago nas eleições de 2006. A principal acusação é a de que José Reinaldo Tavares (PSB), governador do Maranhão à época da eleição, teria usado a máquina do Estado em favor de Lago.

Entre as supostas infrações cometidas por Lago, a denúncia menciona doações irregulares de cestas básicas e kit salva-vidas para moradores da baía de São Marcos, em São José de Ribamar, além de transferência de recursos públicos, de mais de R$ 700 mil, para uma associação de moradores de Grajaú.

Há também menção a uma suposta apreensão de R$ 17 mil pela Polícia Federal, em Imperatriz. O valor, segundo a coligação de Roseana, teria sido utilizado para a compra de votos. Distribuição de combustível e material de construção completam a lista das irregularidades eleitorais.

Comentários dos leitores
Glaydson Souza (5) 29/09/2009 11h22
Glaydson Souza (5) 29/09/2009 11h22
Vms fazer o que?...Nos "povo" somos guiado a boi sem opinião
avalie fechar
Igor Bevilaqua (630) 11/08/2009 09h24
Igor Bevilaqua (630) 11/08/2009 09h24
Eu fiquei um tempo no estado do Tocantins, perto das divisas do Maranhão..., todos os dias chegavam maranhenses e se fixavam em ranchos nas beiradas dos rios..., fugiam da seca e da pobreza a que eram submetidos no estado do Maranhão..., vejam que disparidade..., vide Sarney..., e vejam também que falta de política social..., as pessoas mais pobres tem que procurar amparo em outros estados. sem opinião
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (64) 04/06/2009 19h07
Suely Aparecida Naime (64) 04/06/2009 19h07
Afogado esta o povo com esta malta a tiracolo! Graças a Deus São Paulo é o Estado mais desenvolvido da União! Primeiro porque os italianos aqui vieram para nos ensinar a lutar por esta terra, derrubando a matilha de coronéis existentes na época. Segundo que nos industrializamos primeiro e mais rapidamente que o resto do país. Se existem políticos, coronéis e industriais desabonadores, pelo menos não é uma única família que dona de uma tão grande extensão de terra. Aqui pelo menos existem milhões de proprietários. Já é melhor do que se sentir o servo dos monarquistas enrustidos que até hoje não aceitam que vivemos numa República e democrática. É por isso que o Lula é tão bem aceito no cinturão do centro pra cima. Quando ele sair do assento, já tem lugar certinho para ficar e também mandar e comandar e se tornar o próximo coronel. O País pra cima aceita tudo ... até o Lula! Se Os Sarneys, Barbalhos, Oliveiras, Farias, Severinos da vida podem continuar a serem grandes coronéis e ninguém se importa com isso, porque o Lula não pode ser também? O MST, as Farcs, o Hugo Chaves, o Evo Morales, os tirânicos, os terroristas italianos e muçulmanos (escondinho no Brasil) e ditadores que Lula e sua petralha diplomática(?) abraçam serão os seus mais fervorosos apoiadores e vasalos na nova escalada do poder, no Brasil! Maranhenses chamem os Militares! Quem sabe eles serão os seus melhores heróis? Pq o Lula é herói dele mesmo a custa do povo "afogado". E tds queriam Roseana p/Pres? E Dilma? 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (265)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página