Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 13h35

Lula compara criação da Petrobras à "luta" por justiça social

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou hoje um paralelo entre a campanha para a criação da Petrobras e a mobilização por melhorias no social, carro-chefe do seu governo, durante solenidade de comemoração aos 50 anos da estatal, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Lula afirmou que "a luta pela justiça social é um divisor de águas do desenvolvimento do Brasil no século 21". E completou: "É a campanha do petróleo da nossa geração".

O presidente afirmou ainda que, da mesma maneira que um sonho se tornou real na criação da Petrobras, em 1953, e na criação de Brasília, há 40 anos, será possível acabar com a fome e a miséria neste século.

"Estou convencido de que um povo que construiu a Petrobras há meio século e fez Brasília há mais de 40 anos, pode acabar com a fome e a miséria no século 21, pode erradicar o analfabetismo, pode unir-se aos demais países em desenvolvimento e ajudar a construir uma nova ordem internacional mais justa na repartição dos recursos, mais equilibrada na divisão do comércio mundial e sobretudo propiciadora de paz", disse.

O presidente elogiou aqueles que defenderam a criação da estatal e o esforço desse grupo em descobrir petróleo, coisa que muitos desacreditavam na época. "A nossa geração será eternamente grata à coragem que vocês ousaram ter."

Após o discurso, Lula foi até a sacada do prédio da estatal para saudar os funcionários da empresa que acompanharam a cerimônia e foi ovacionado.

Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, receberam do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, um crachá da empresa por ter sido o primeiro presidente da República a comparecer ao Edifício-sede (Edise), no centro do Rio.

Hoje, a Petrobras é a maior empresa do país e produz cerca de 85% do petróleo que o Brasil consome.

Leia mais
  • Dutra relaciona sucesso da Petrobras com fim de mortes no trabalho
  • Lula diz que regra para licitações da Petrobras será mantida
  • "A esperança venceu o medo", diz Dilma, referindo-se à Petrobras
  • Lula diz que Brasil será auto-suficiente em petróleo em 2006
  • Leia a íntegra do discurso de Lula na Petrobras


    Especial
  • Saiba mais sobre a estatal no especial Petrobras 50 anos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página