Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 14h34

Dutra relaciona sucesso da Petrobras com fim de mortes no trabalho

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, afirmou hoje em seu discurso na solenidade em comemoração aos 50 anos da estatal, que o verdadeiro sucesso da empresa só ocorrerá quando funcionários da Petrobras não morrerem mais durante o trabalho.

"Temos um rol de sucessos muito grande a mostrar, mas com certeza só podemos afirmar que chegamos ao verdadeiro sucesso, àquilo que nós queremos para a empresa, quando em nenhuma atividade da Petrobras, e em reuniões de sindicatos e da FUB (Federação Única dos Petroleiros) não houver a necessidade de se fazer um minuto de silêncio em memória dos funcionários da Petrobras", afirmou.

Em meio às discussões do local onde ficará a nova refinaria da Petrobras, Dutra fez um discurso político. Usando como base o samba-enredo "Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira, da escola de samba Império Serrano, Dutra citou todos os Estados do país para afirmar que a estatal está em todo o Brasil, desde plataformas, refinarias, ou atuando na distribuição de derivados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou Dutra ao dizer que, em vez de o presidente da estatal fazer um discurso, ele fez política com uma música. "É por isso que o Brasil é tão criativo", disse.

Rosinha

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), também presente ao evento, evitou pedir diretamente a refinaria. Rosinha, que entre os governadores, é a que mais faz campanha para que a refinaria da estatal seja instalada em seu Estado, apenas mencionou que a Petrobras deve usar o gás da bacia de Campos, localizada no litoral do Rio.

Ela fez questão de dizer que 83% da produção do petróleo da estatal é originada no Rio de Janeiro, assim como 45% da produção de gás da empresa.

Leia mais
  • Lula compara criação da Petrobras à "luta" por justiça social
  • Lula diz que regra para licitações da Petrobras será mantida
  • "A esperança venceu o medo", diz Dilma, referindo-se à Petrobras
  • Lula diz que Brasil será auto-suficiente em petróleo em 2006
  • Leia a íntegra do discurso de Lula na Petrobras


    Especial
  • Saiba mais sobre a estatal no especial Petrobras 50 anos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página