Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 14h43

Lula diz que regra para licitações da Petrobras será mantida

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a exigência de ter 65% de equipamentos nacionais nas licitações da Petrobras para a prospecção marítima de petróleo será mantida. Depois que assumiu o governo, a atual direção da estatal modificou a licitação das plataformas de petróleo P-51 e P-52, aumentando a participação mínima de equipamentos brasileiros.

Lula disse que essa decisão se deveu à necessidade de gerar empregos no país e que isso não significou o afastamento de participantes estrangeiros nas estações da Petrobras. Na época da campanha eleitoral, a direção da estatal afirmava que essa mudança seria impossível.

O presidente citou um encontro que teve com o primeiro-ministro da Noruega, no qual afirmou que mesmo com os impedimentos das novas regras, a Noruega iria comprar um estaleiro para concorrer à licitação para a construção de uma plataforma no Brasil.

"Era exatamente isso que nós queríamos. Evitar que empresas estrangeiras construíssem nossas plataformas. O que nós queríamos é que nosso dinheiro fosse gasto dentro do Brasil para gerar emprego para homens e mulheres brasileiros".

Lula disse que a partir de seu mandato, a Petrobras vai conseguir a suficiência do petróleo, ou seja, vai produzir tudo o que o Brasil consome. A estatal prevê que em 2006 conseguirá conseguir este objetivo.

Leia mais
  • Lula compara criação da Petrobras à "luta" por justiça social
  • Dutra relaciona sucesso da Petrobras com fim de mortes no trabalho
  • "A esperança venceu o medo", diz Dilma, referindo-se à Petrobras
  • Lula diz que Brasil será auto-suficiente em petróleo em 2006
  • Leia a íntegra do discurso de Lula na Petrobras


    Especial
  • Saiba mais sobre a estatal no especial Petrobras 50 anos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página