Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2009 - 09h13

Supremo desmembra inquérito do valerioduto

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa decidiu desmembrar o inquérito do valerioduto --esquema do mensalão em Minas--, aceitando pedido apresentado por Marcos Valério e seus sócios, Eduardo Guedes e Cláudio Mourão. Agora, o Supremo analisará apenas a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Os demais acusados serão processados na primeira instância. O procurador-geral, Antonio Fernando Souza, denunciou Azeredo e outras 14 pessoas por peculato e lavagem de dinheiro em suposto esquema que teria utilizado recursos públicos e privados, não declarados à Justiça Eleitoral, na campanha do hoje senador, quando ele tentou se reeleger governador de Minas Gerais, em 1998.

De acordo com Barbosa, o desmembramento deve agilizar o processo e os ministros devem analisar, ainda neste ano, se devem ou não abrir ação penal contra Azeredo, transformando-o em réu. "Um processo com apenas uma pessoa anda muito mais rápido."

Entre aqueles que deixam o inquérito está o ex-ministro de Lula Walfrido dos Mares Guia.

A decisão, no entanto, não deve influenciar a ação do mensalão --os 40 réus deverão continuar respondendo a processo no STF, diz Barbosa.

Para ele, o mensalão é mais "complexo" que o valerioduto, já que os envolvidos respondem também por crimes de quadrilha e corrupção ativa, o que indica maior conexão entre eles.

Ele lembra que no caso mineiro só um dos denunciados possui foro privilegiado, o que ajudou a desmembrar o inquérito.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página