Publicidade

Publicidade
Brasil
22/06/2009 - 11h18

PT discute em SP possíveis candidaturas ao governo do Estado

Publicidade

da Folha Online

As lideranças nacionais do PT discutem nesta segunda-feira (22) as primeiras estratégias para a disputa pelo governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2010.

O presidente estadual da legenda, Edinho Silva, disse à Folha Online na semana passada que a opção de lançar Ciro Gomes (PSB-CE) como cabeça de chapa será um dos temas do encontro.

A reunião --marcada antes que o nome de Ciro fosse ventilado-- vai contar com lideranças de todo o país, como senadores e deputados federais. "Essa já era uma reunião marcada para debater a tática eleitoral, mas vem muito a calhar porque nossas lideranças vão poder formalizar suas opiniões."

Apesar de o tema ter tomando o PT de assalto, Edinho afirma que a primeira opção ainda é uma candidatura própria. "O que nós temos como posição hoje é uma resolução aprovada no PT que pede a construção de um candidatura própria em São Paulo", afirmou.

Ele não descartou, no entanto, o diálogo com o PSB, de Ciro. "Nesse momento temos priorizado a construção de um projeto alternativo para o Estado de São Paulo, e é evidente que queremos o PSB, queremos dialogar como deputado Ciro Gomes."

Edinho também disse que os possíveis candidatos petistas não estão preocupados com o nome de Ciro. "Está tudo muito tranquilo porque o PT vive um momento de unidade partidária. Existe um diálogo aberto dentro do PT, o que dá segurança às lideranças porque o processo será definido com a participação deles", afirmou.

"Grandes nomes"

Na semana passada, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou que o PT tem grandes nomes para a disputa ao governo de São Paulo e descartou concorrer à vaga em 2010.

"O PT tem grandes nomes, como o do Emídio [de Souza, prefeito de Osasco], [Eduardo] Suplicy, Marta [Suplicy], Fernando Haddad [ministro da Educação] e [Antonio] Palocci. Eu não, vou ser candidato ao Senado", disse ele no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo.

Mercadante também comentou a hipótese de Ciro entrar na disputa em São Paulo. "O PSB tem todo o direito de oferecer o nome de Ciro. Ele tem história, tem compromissos com o governo Lula. Defendo que o partido [PT] dialogue, construa uma aliança."

O senador afirmou que o PT deve trabalhar por uma candidatura única, mas destacou que se isso não for possível, é legítimo que tenham dois candidatos.

O ex-ministro petista José Dirceu (Casa Civil) também afirmou em seu blog que o PT não deve descartar a candidatura de Ciro em São Paulo.

"O momento é de buscar alianças e alternativas, seja uma candidatura única em coalizão com o PSB-PDT-PC do B, seja duas ou três candidaturas do nosso campo [oposicionista no Estado]. Não devemos descartar nada. Nem a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), nem a do Dr. Helio, prefeito de Campinas [PDT]", disse.

Ele disse, no entanto, que a legenda tem nomes fortes para lançar na disputa e cita Marta Suplicy, os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, o deputado Antonio Palocci, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

"Não podemos nem devemos nos recusar a analisar as alternativas para o pleito majoritário, mesmo com nomes fortes para a disputa com os que dispomos", afirmou.

Comentários dos leitores
alexandre bakunin (141) 30/11/2009 21h36
alexandre bakunin (141) 30/11/2009 21h36
José Reis,
Já entendi o "panetone, por exemplo". Vi o WB citar no JN. ha ha ha
sem opinião
avalie fechar
NO RUMO CORRETO(vamos tratar de coisas positivas), assim a reportagem da revista Veja 48 trata de um assunto delicado no pais: Segurança Publica. Com gente bem treinada, investimento em tecnologia e métodos modernos de gestão, SP e MG mostram que "não é preciso mudar o mundo" para melhorar a segurança. A pesquisa, que é da CNT/Sensus faz um raio X das policias(daquelas que resolveram fazer o dever de casa) em todo o pais. Os números, se não são os ideais, mostram que é possível reduzir a criminalidade. SP conseguiu uma redução de 79% no numero de homicídios entre 1999 e 2009, resolvendo cerca de 48% dos casos enquanto no RJ, por exemplo, não passa de 4%. MG baixou o numero de homicídios de 44000 em 2003 para 22000 em 2008. Nenhum mar de rosas, mas sao avanços positivos. Muitos(entre esses Lula) criticam Aecio, Serra e Alkimin quando os eles falam em "choque de gestão". Os números apresentados por seus estados tem tudo a ver com esse procedimento. Aperfeiçoar treinamento, adaptar currículos e testa-los na rua é parte do trabalho de gestão, uma cadeira em que a maioria das policias do pais seria reprovada. Gary Becker(Nobel de economia 1992) afirma "ser um mito criado por intelectuais a idéia que a criminalidade esta ligada a pobreza". Com policiais mais preparados, mais tecnologia e policias bem administradas, há uma chance de vencermos o crime. Afinal, ele não é imbatível. sem opinião
avalie fechar
O calvario de "rendiçoes" ja começou. Marco Aurelio "top top" ja disse que pode conversa com o presidente eleito de Honduras desde que esse apresente argumentos solidos para uma conversa. O que seriam esses argumentos solidos? Bonito foi a resposta do presidente do Panama a Lula. Na sua entrevista(sem citar o Brasil) disse que alguns paises nao poderiam contestar as eleiçoes de Honduras se reconheceram as do Irã. A carapuça caiu diretamente na cabeça de toda cupula deliquente do Itamaraty, Marco Aurelio top, top e nosso venerado presidente. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (15333)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca