Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 19h07

Município do RN recorre ao STF para eleger mais vereadores

Publicidade

da Folha Online

A Câmara de São Gonçalo do Amarante (RN) impetrou hoje no STF (Supremo Tribunal Federal) mandado de segurança , com liminar, para que a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que diminuiu o número de vereadores em todos as cidades do país para as próximas eleições, não seja aplicada ao município.

O mandado de segurança não tem o objetivo de anular a resolução do TSE, mas assegurar que não seja aplicada ao município potiguar. O ministro Gilmar Mendes será o relator da matéria.

A casa legislativa quer que seja aplicado o artigo 19 da Constituição do Rio Grande do Norte, que estabelece em 15 o número de vereadores para municípios do Estado que tenham mais de 70 mil habitantes, como é o caso do município. A resolução do TSE diminui esse número para dez vereadores, baseada em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na ação, a mesa diretora da Câmara de São Gonçalo do Amarante afirma que o TSE estendeu para todo o país uma situação vivida apenas no município de Mira Estrela (SP), cuja Constituição paulista não estabeleceu os parâmetros para a fixação do número de vereadores em seus municípios.

A mesa diretora argumenta que a Constituição do Rio Grande do Norte, diferentemente da Constituição de São Paulo, prevê a formação das Câmaras Municipais e estabelece o número de vereadores de acordo com o número de habitantes.

Com site do STF

Leia mais
  • Entenda a proposta sobre o corte de vereadores no país
  • Sarney diz que PEC dos vereadores é assunto encerrado
  • Senadores recorrem para anular sessão que derrubou PEC dos vereadores
  • Corte de vereadores vai afetar cidades com até 600 mil habitantes
    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre a proposta de reduzir vereadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página