Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 14h24

Presidente do BNDES nega privilégios a prefeituras do PT

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, negou hoje, no Rio, que o banco privilegie as prefeituras administradas pelo PT na concessão de empréstimos.

Segundo Lessa, a liberação de recursos é feita a partir de uma lista de projetos do setor público, que passa por uma autorização do Tesouro Nacional. Processo, segundo ele, de "imensa seriedade". "O BNDES instrumentaliza esses projetos pelo seu mérito. Porém, a capacidade de contratação depende de um julgamento que é feito pelo tesouro", disse.

De acordo com reportagem publicada pela Folha neste domingo, as prefeituras do PT ficaram com R$ 341,148 milhões, equivalentes a 67,9% dos R$ 502,177 milhões aprovados para prefeituras pelo banco de janeiro a junho. No total, o banco aprovou 56 novos financiamentos para prefeituras, sendo 23 para municípios administrados pelo PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora não tenha contestado nenhum dos dados divulgados pela reportagem, Lessa afirmou que uma das provas de que não há favorecimento aos petistas é o fato de nunca ter recebido queixas de nenhum prefeito do país.

"Nunca fui procurado por um prefeito que me dissesse que estava sendo prejudicado na fila. Todos reclamam do imenso tempo de espera, mas nunca recebi de nenhum prefeito reclamando de isso que vocês teriam identificado [beneficiamento aos petistas]. Isso poderia gerar, de um prefeito que não fosse da base aliada, uma queixa de estar sendo preterido. E eu nunca recebi queixas desse tipo", disse.

Lessa confirmou que o diretor de Inclusão Social e Administração, Márcio Henrique Monteiro de Castro, responsável pelos financiamentos às prefeituras, falará sobre o tema nesta terça-feira, em entrevista coletiva.

Leia mais
  • BNDES beneficia PT em empréstimos a cidades
  • Maioria de projetos aprovados pelo BNDES é de saneamento básico

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre o BNDES no governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página